Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A Guerra da Coreia

domingo, 31 de agosto de 2025

Existem várias guerras e conflitos pela história da humanidade, sendo que uma delas já ocorre a muito tempo, na parte asiática do mapa. Ainda que hoje em dia existe uma guerra fria, sem conflito armado, as duas Coreias já viveram momentos de tensão, e hoje são duas nações, quando na verdade eram um país único. Estamos falando a respeito de Coreia do sul e Coreia do norte. O conflito armado entre as duas partes da Coreia aconteceu entre 1950 a 1953, em meio a um momento de guerra fria no mundo, levando países diferentes e com interesses próprios apoiando cada um dos lados coreano.


Para entendermos o contexto, a Coréia já sofria problemas antes do problema interno, pois estava sendo governado pelo Japão desde 1910, até o fim da segunda guerra mundial. Quando a guerra mundial terminou, o Japão já não tinha mais controle da Coreia, e assim, o país acabou sendo dividido em duas parte, entre sul e norte, O lado norte foi dominado pelo lado soviético, enquanto que os norte-americanos acabaram por gerir o lado sul do país. Se os coreanos haviam passado por um controle japonês e uma guerra mundial, agora estava dentro de outro contexto, o da guerra fria, com o lado norte tendo um governo socialista e o lado sul um comando capitalista. Acontece que ambos os lados queria o controle do país, não aceitando as divisões de território, surgindo assim a famosa guerra da Coreia. As coisas pioraram, quando saíram da discussão, para uma invasão do lado norte contra  lado sul, com o apoio dos soviéticos e chineses, no ano de 1950.

Naquela época, a ONU enxergou a invasão como algo ilegal, desejando um cessar fogo. A ONU enviou uma tropa com sua bandeira própria, para que despachasse soldados do norte do território invadido. Após os dois meses de guerra, parecia que o lado sul iria perder seu território. A ONU, que tinha na sia maioria sodados dos Estados Unidos, venceram os comunistas. A China buscou apoiar o lado norte, enviando também soldados para se unir com a Coréia do norte. Era nítido que havia forte interesse de países externos. Os conflitos aconteciam no ar, com bombardeios dos EUA contra o lado norte, enquanto que a cidade de Seul passava por diversas mudanças de liderança. A luta entre os dois lados se arrastou por três anos, até que em julho de 1953, foi assinado um acordo entre as duas Coreias, onde foi criado uma zona desmilitarizada, a fim de separar os dois lados, permitindo assim uma troca de prisioneiros. Ainda assim, nenhum tratado de paz formal foi assinado entre os dois países, o que faz com que os dois lados ainda estejam tecnicamente em guerra. Apesar de não ter mais conflito armado, as duas Coreias ainda vivem se provocando. Em 2018 as duas Coreias chegaram a se programarem para em breve selarem a paz. Por enquanto, os dois lado ainda estão em tensão, com a Coreia do norte sendo um regime fechado, enquanto o lado sul prospera, sendo uma potência na Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA