Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Fórmula 1 1989- A guerra entre Senna e Prost

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Após o título de Ayrton Senna em seu ano de estreia dirigindo pela McLaren, as suas expectativas aumentaram no ano seguinte, com a categoria ganhando atualizações em seus carro, e a equipe McLaren trazia um novo carro, o MP-4. Dentro do time, já começavam os atritos entre Senna e o francês Alain Prost, que se via cada vez mais prejudicado pela equipe e pelo brasileiro. A Honda seguia colocando o seu motor na equipe e a McLaren dominou a temporada, com um leve crescimento da Ferrari, que tinha Berger e Nigel Mansell como pilotos. No meio do ano, com os conflitos no time, Prost também assinava seu contrato com a equipe italiana.


Como em todos os anos, a estréia da temporada foi em Interlagos, no GP do Brasil. Mesmo largando em primeiro, Ayrton teve um acidente no inicio e não conseguiu se sair bem, e a vitória ficou com Mansell e sua Ferrari. O GP de San Marino teve um grave acidente de Berger na curva Tamburello, e na relargada Senna ultrapassou Prost e venceu. O francês alegou que o brasileiro quebrou o acordo entre eles e uma guerra dentro da equipe se estabeleceu entre os dois. Senna se mostrou sendo o rei de Mônaco, ao vencer o clássico circuito de rua de ponta a ponta, sem problemas. O brasileiro voltou a vencer no México, após Mansell perder a liderança após quebra no carro. A vida de Ayrton e seu carro começaram a ficar ruins, quando ele quebrou no GP dos EUA nas ruas de Phoenix e viu Prost vencer. A nova quebra aconteceu no GP do Canadá, onde em meio a chuva Senna ficou sem pontuar. Prost venceu em casa no GP da França, enquanto Senna teve o carro quebrado já no início da prova. As coisas não melhoravam para o brasileiro, que rodou o carro no GP da Inglaterra, quando estava liderando a corrida, vendo Prost vencer novamente, disparando na liderança do campeonato.

O ano seguiu no GP da Alemanha, e finalmente vimos Senna voltar a vencer, mesmo com problemas no carro. Na Hungria, o brasileiro vacilou com um carro retardatário e viu Mansell passá-lo para terminar na primeira posição. Uma tempestade caiu no GP da Bélgica, mas Ayrton administrou durante toda a prova e ficou em primeiro sem problemas, enquanto os demais sofriam com a chuva. Quando tudo parecia bem, com mais uma vitória de Senna no GP da Itália, o brasileiro rodou após o motor estourar, e a vitória acabou ficando com Alain Prost. Em Portugal tivemos um erro, em que Senna bateu em Mansell, quando uma bandeira já havia sido dada ao piloto inglês. Era uma temporada de muitas complicações para Ayrton, que estava perdendo a temporada nos detalhes. No GP da Espanha, Senna precisava vencer para se manter vivo no campeonato, e foi exatamente isso o que ele fez, deixando a disputa pelo troféu para as últimas duas corridas. O GP do Japão foi emocionante, com Prost disparando na frente, mas Senna seguiu a caçada, até que os dois pilotos bateram. O francês abandonou, mas o brasileiro voltou para a pista e em uma corrida de recuperação, venceu. Acontece que a direção de prova o desclassificou, gerando uma crise entre Senna e a FIA. Prost era o campeão de 1989, e no protocolar GP da Austrália, a chuva forte teve Alain se negando a correr e Ayrton batendo. Foi uma temporada de problemas no carro e erros inesperados, que tirou de Senna o bi campeonato. Sem falar na conspiração no Japão, para que o título ficasse com Prost.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA