Vamos embarcar em uma aventura pelo mundo medieval, contando a história de um personagem inglês muito importante, chamado Alfredo, um rei da Inglaterra que conseguiu livrar os ingleses da invasão dos Vikings. Apesar da trama escrita por Bernard Cornwell ser sobre ele, Alfredo é mostrado como um pano de fundo, pelo menos nesse primeiro livro. O foco acaba sendo no guerreiro inglês, que acaba sendo criado pelos vikings, chamado Uthred. Essa obra é uma viagem muito boa pela história, nos trazendo intrigas, conspirações e muitas lutas sangrentas. O interessante é que essa jornada nos mostra os dois lados da batalha, ao nos mostrar tanto a cultura dos vikings, como também como os ingleses tiveram que lidar com esse inimigo inesperado.
Tudo começa com a apresentação de Uthred, um inglês que está destinado a ser o senhor de Bebbamburg, mas por ser ainda uma criança, tem muito o que aprender, como por exemplo, aprender sobre religião com o padre Beocca. Tudo muda quando os vikings invadem o território deles, levando o irmão e o pai de Uthred a serem mortos. O garoto tenta de forma ingênua atacar o líder viking chamado Ragnar, que acaba se afeiçoando por Uthred, levando a criança para ser cuidada e ensinada por ele. Os anos passam, e Uthred também começa a gostar de Ragnar, e com ele aprende a lutar, vindo assim a também se considerar um dinamarquês. Com o passar do tempo, os vikings seguem com seus ataques, e Uthred nos narra um deles, em que acabam matando o lendário Edmundo, com diversas flechadas, combatendo a fé desse governante. Surge a garota Brida, que acaba também sendo cuidada por Ragnar, e com quem Uthred se afeiçoa e acaba tendo relações. Com morte do rei inglês Ethelred, surge Alfredo, o irmão mais novo, que assume o cargo de rei. Alfredo tem aparência frágil e é bastante devoto a religião, mas é uma pessoa muito inteligente e estrategista.
Uthred volta a se encontrar com Beocca, que se espanta em como o garoto cresceu, mas está com mal hábitos. Uthred engana o padre, ao dizer que é escavo de Ragnar. Sendo assim, Beocca manda capturar Uthred e Brida, para livrá-los dos vikings, mas logo os dois jovens escapam e contam tudo para Ragnar dando risadas. Temos o primeiro encontro entre Uthred e Alfredo, e logo se mostra a diferença de cultura e pensamento entre eles. O ferreiro Eadwulf faz a espada "Bafo de serpente" para Uthred. As coisas mudam quando o dinamarquês Kjartan mata Ragnar e seu grupo, com apenar Uthred e Brida sobrevivendo. Uthred retorna para a Inglaterra e aceita servir Alfredo, e acaba por cair em uma estratégia do rei, ao se casar com Mildrith e suas dividas com o reinado inglês, o que acaba o prendendo a Inglaterra. Brida vai embora com Ragnar filho, com o plano de se vingarem de Kjartan. Alfredo faz acordo de reféns com o viking Guthrum, e na troca de reféns, envia Uthred. Passam-se meses e Uthred fica sabendo que seu filho nasceu. O protagonista acaba sendo livrado da morte por Ragnar filho, e ao escapar descobre que Mildrith e seu filho foram levados por Odda, que amava a garota. Uthred e seu amigo Leofric vão ao resgate deles e acabam ajudando Odda a derrotar o forte viking Ubba, prendendo Uthred ainda mais aos ingleses, conforme o plano de Alfredo. Por fim, após a vitória, Uthred vai até Mildrith e finalmente conhece seu filho, que também ganha o nome de Uthred.


Nenhum comentário:
Postar um comentário