Assim como muitas crianças nos anos noventa, eu cresci assistindo o seriado do "Chaves" e do "Chapolin", e achava que aqueles atores estavam todos vivos e o seriado ainda era gravado. Aos poucos, com as poucas informações dos anos noventa, fui descobrindo algumas coisas sobre a vida pessoa do criador Roberto Bolanos e seus companheiros de programa. Mas nada comparado com o que descobri ao ver "Chespirito, foi sem querer querendo", em que a trama nos mostra a vida do Roberto desde o inicio até alcançar o grande sucesso com suas criações na emissora Televisa. Com uma polêmica produção, e uma gravação que durou anos, finalmente tivemos a primeira temporada da vida do Chaves do 8.
O seriado acaba mostrando várias linhas do tempo da vida do Roberto Bolanos ao mesmo tempo. Uma com o seu passado difícil e começo de carreira, outro que vai seguindo com o sucesso de suas criações e por fim os bastidores da famosa gravação do Chaves em Acapulco, que foi o inicio do fim do programa mexicano. Riberto era um jovem insatisfeito com seu trabalho, saindo da indústria para tentar ter sucesso com seus projetos artísticos. Após ele trabalhar sem prazer em produções bonachonas, teve a ideia ao levar as filhas para passear no parque de criar um programa infantil. Assim surgia o Chaves, em que ele recrutou atores que não eram famosos, porém, muito talentosos. Surgia o "Chaves" o maior sucesso de Bolanos, que passou a ser chamado de Chespirito, fazendo a uma alusão a Shakespeare e suas criações. Enquanto crescia em fama, deixava a sua esposa ausente, ainda mais ao se aproximar de Florinda Meza, com quem acabou tendo um caso por anos, que culminou em atritos entre os integrantes com o passar dos anos. É interessante que suas criações tinha ligação com o cotidiano de sua vida.
Vemos também Bolanos criando o herói Chapolin Colorado, que veio a ser um grande sucesso. As emissoras lutavam por Bolanos, que ao começar no canal 8, acabou vendo o canal sendo comprado, vindo a nascer assim a poderosa Televisa. Em Acapulco, já no final dos anos setenta percebemos que as coisas não estão bem no grupo, com Carlos Villagrán querendo um protagonismo maior, vindo assim a fazer suas últimas participações no programa, vindo a levar consigo Ramón Valdes, que não gostava de como o clima estava pesado. Roberto e seu grupo chegaram a fazer uma turnê pela América do Sul para apresentar o Chaves, e foi ai que Bolanos e Florinda começaram o caso entre eles. Mesmo com problemas no casamento e o clima ruim, vemos que Acapulco foi uma das melhores coisas que aconteceu ao programa, se tornando episódios clássicos, pois aconteceram fora da Vila. Ainda temos o filme "El Chanple", que apenas revelou o atrito entre Roberto e Carlos, que foi retratado como o vilão da série por conta de seu comportamento. A primeira temporada se encerra com Roberto se separando da esposa para ficar com Florinda, e com as mudanças no elenco, o Chespirito ataca outra vez com nova criação, a "Escola do Chaves". A grandeza de Bolanos é retratada com um desfile para grande público no México em sua homenagem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário