O time do Palmeiras vive nos últimos anos os melhores dias de sua história, com dez troféus em cinco anos da Era Abel, que colocou o treinador português na galeria dos maiores treinadores da história do alviverde. Ter um técnico atuando por tanto tempo em um clube não é normal no Brasil, que é um país conhecido por moer seus treinadores. Abel Ferreira veio para cá sem ter reconhecimento mundial, sendo um nome que ninguém conhecia, mas que veio a se tornar um dos melhores que já passaram pelo nosso país. Após ganhar tanto, o jogo virou e o Palmeiras não rende mais como antes. Com a eliminação para o Corinthians pela Copa do Brasil, aconteceu algo inédito. Abel foi xingado pelos torcedores.
Ficar em lugar por tanto tempo trás os seus riscos, e um deles é que pode ser o fato de perder o momento certo de sair. Abel Ferreira é um treinador ótimo, que trouxe uma mentalidade vencedora ao Palmeiras, de não desistir nunca, de jogar até a última bola. Os rivais ficaram malucos com ele, pediam a sua saída, tinham medo de enfrentar o Palmeiras de Abel. Com o português, o time alviverde venceu duas Libertadores seguidas, Copa do Brasil, dois campeonatos brasileiros e outros três torneios estaduais. É muita coisa, e com o passar dos anos os palmeirenses e rivais irão perceber o quanto essa Era foi grandiosa. Mas parece que a magia acabou, que as peças da ferramenta acabou emperrando e algo precisa ser feito. No ano passado o Palmeiras já não jogou bem, sendo dependentes de jogadas individuais de Estevão, um garoto de dezessete anos. Com isso, apenas um campeonato Paulista foi conquistado. Agora em 2025, ano de Copa de clubes, a diretoria palmeirense apostou alto, trazendo Paulinho e Vitor Roque ao elenco, e pela primeira vez, Abel tinha um elenco espetacular. Resultado? O time segue jogando mal.
A torcida palmeirense é muito exigente, para não dizer chata e reclamona. O palmeirense consegue transformar heróis em vilões em questão de segundos, e possui uma memória curta. Mas também precisa ser avaliado se não é a hora de se encerrar um ciclo com o treinador português. Ninguém pode ser maior que um clube, mas a analise precisa ser feita friamente. Abel consegue trazer algo a mais ou já chegou em seu limite? Atualmente o Palmeiras segue vivo na Libertadores e disputa na parte de cima da tabela do Brasileirão. O problema é que o time segue sem criatividade, não traz nada novo e não consegue bom desempenho. Isso tem irritado a torcida e ser eliminado para o rival Corinthians foi a gota d´água. A mancha verde xingou muito o Abel, e como resposta, ele aplaudiu a torcida. Ele disse que não foi em ironia, e que registrou o ocorrido. Vendo de fora, vejo Abel mais ignorante e cansado, mas com uma proposta de renovar até 2027. Esse semestre será decisivo para a relação entre treinador e torcida continuar, já que futebol é sobre resultados. Uma frase define Abel Ferreira e sua relação atual com os palmeirenses. Ou você morre como herói, ou vive o suficiente para se tornar um vilão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário