O mundo da velocidade não vive apenas dos carros da Fórmula 1, mas também é composto por diversas outras categorias, como por exemplo a norte-americana Fórmula Indy, que já teve diversos pilotos brasileiros participando, com muito deles vindo a ser campeão. Nos últimos anos temos um piloto que vem se destacando, mesmo sendo muito novo, em que com apenas vinte oito anos já se torna tetra campeão da Indy, sendo que nesse ano ele conseguiu o título de forma antecipada. O piloto espanhol começou na Indy em 2020 e desde então tem sido um dos destaques da categoria.
Álex Palou teve participação em diversas outras categorias chegando até mesmo a correr na Fórmula 3 japonesa a também na inglesa. Ao partir para a Indy em 2020, teve um pódio na temporada e acabou terminando o ano na décima sexta posição, dirigindo pela equipe Dale Coyne. Foi em 2021 que Palou ganhou uma oportunidade me uma equipe que disputava título, a Chip Ganassi. Ele conseguiu vencer três provas naquele ano e até mesmo um segundo lugar em Indianópolis, que lhe garantiram o seu primeiro troféu da Fórmula Indy. Já em 2022 o espanhol se viu em um conflito de contrato entre a Chip Ganassi e a McLaren, e isso atrapalhou a sua temporada. Após muitas turbulências, Palou decidiu permanecer na Indy e na Chip Ganassi e em 2023 veio o bi campeonato, em que ele conseguiu conquistar dez pódios na temporada, marcando assim muitos pontos preciosos. Ele venceu cinco provas e por fim, ao ganhar o GP Portland, conquistou o bi antes do fim das competições.
O ano mais complicado para o espanhol acabou sendo em 2024, quando ele se viu em uma disputa maior pelo campeonato, tendo uma rivalidade com o piloto australiano Will Power, que também já havia sido campeão duas vezes. Para termos uma ideia, Álex venceu três provas em 2024, e a disputa final ficou para a última prova, em Nashville. Quando Will Power acabou tendo problemas técnicos, Palou acabou conquistando o tri campeonato mesmo tendo uma corrida ruim, ao ficar em décimo primeiro na prova. Agora, em 2025, o piloto da Chip Ganassi mostrou que está em um nível superior dos demais, já começando vencendo o GP St. Petersburg, e em seguida ganhou o GP Thermal ao ultrapassar de forma emocionante Pato O'Ward nas últimas voltas. Finalmente, Palou conseguiu vencer a 500 milhas de Indianapolis em sua carreira, sendo também o primeiro espanhol a conseguir essa primeira posição. Álex ainda voltou a vencer em Road América, Iowa e Laguna Seca. Quem chegou perto de atrapalhar o triunfo foi Pato O'Ward, mas com o terceiro lugar em Portland, o espanhol Palou conquistou o seu quarto título na Fórmula Indy, sendo o terceiro seguido. Com as conquistas, cresceram rumores de Álex ir para a Fórmula 1, mas o piloto diz preferir correr na Indy, do que ir para a F1 em uma equipe sem perspectiva de vitórias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário