Quando se fala no Estado de São Paulo, logo se fala em trabalho, riqueza, oportunidade de trabalho e possibilidades de ser bem sucedido. Veja bem, é comum ir para o interior paulista, ou até mesmo para outro Estado brasileiro, e vermos pessoas falando que querem trabalhar ou estudar em São Paulo. Mas como os paulistanos acabaram sendo tão desejados por outros locais? Aconteceu por conta de estratégia e aproveitamento de oportunidades. Se olharmos para o passado, veremos que São Paulo não era rica, pelo contrário, era como se fosse uma província, um interior do Rio de Janeiro, que sendo uma cidade portuária, era o principal Estado do Brasil, junto com Bahia.
É fácil entender o motivo de Bahia e Rio serem as principais cidades do Brasil, por estarem de frente ao mar, facilitando assim o comércio para outros países, principalmente com o envio de algodão. Enquanto isso, São Paulo seguia com problemas no comércio, já que era um local de difícil acesso, com uma serra gigante, que era chamada de "A Muralha". Foi quando começou a criação de uma estrada que ligava Santos com São Paulo, que o Estado paulista começou a prosperar, pois agora havia um caminho para os comerciantes passarem, por mais difícil que fosse. A Estrada Real era um caminho para os comerciantes e negociadores passarem com suas mulas em direção a São Paulo. Com isso, o Estado paulista criou algo chamado de pedágio, que fazia com que a arrecadação enchesse os cofres do Estado. Se hoje em dia é cobrado gasolina, naquela época o milho que alimentavam as mulas era a gasolina da época. Se o algodão abastecia cidades praianas, São Paulo investiu e prosperou com outro comércio, o café.
Foi quando São Paulo começava a avançar, que ocorreu a abolição dos escravos, dificultando assim o trabalho nos cafezais. As coisas já não estavam fáceis, pois havia uma luta por anos para que a abolição ocorresse. Se o comércio de escravos acabou, São Paulo aproveitou de outra oportunidade, a imigração, com muitos japoneses, sírios e libaneses vindo para o Brasil. Mas o grande movimento imigratório veio da Europa, que estava vivendo de muitas epidemias e guerras, e os seus habitantes aceitavam vir ao novo mundo, com a esperança de trabalho e uma vida melhor. Temos registros que milhares de italianos vieram ao Brasil em 100 anos, e é por isso que temos tantos brasileiros com sobrenome de italianos. Cm isso, ocorria também a branquização dos brasileiros, em um movimento para a cor negra não ser a maioria em nosso país. São Paulo cresceu muito com o café, e quando chegamos nos anos setenta e oitenta, São Paulo explodiu ainda mais, pois os nordestinos vieram ao Estado, e trabalharam duro para levantar a cidade, com muitos prédios, estradas e mudanças de estrutura. São Paulo cresceu muito e se tornou uma potência mundial, através de pedágios, imigração e trabalho dos nordestinos, que levaram o Estado a se modernizar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário