Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O clássico Nintendinho

sábado, 23 de agosto de 2025

Quando o boom do mundo dos consoles de videos games começaram e atraíram muitas pessoas para comprá-los, o Japão se envolveu e através da empresa Nintendo, lançava um console que viria a ter o seu espaço no coração de muitos fãs do mundo dos games. Sendo lançado no Japão em 1983, surgia o console que ganharia o lendário apelido de Nintendinho, que trazia eu seu portfólio, jogos com característica de gráfico de 8 bits. Quando surgiu, tinha o nome de Famicon, mas acabou recebendo o nome da marca quando entrou no mercado norte-americano, facilitando a conexão da marca com o amante dos jogos de vídeo game, que a cada ano, aumentava o seu número de jogadores e jogos.


O Nintendinho chegou nos Estados Unidos, Europa e também no Brasil a partir de 1985, e acabou sendo o maior sucesso comercial de sua época, ajudando a industria dos games a se recuperar de uma crise vivida em 1983. Para isso, houveram algumas mudanças estratégicas dentro da estrutura de como a empresa japonesa trabalha nesse universo. A começar que o Nintendinho era o primeiro console a ser produzido por terceiros, além de apoiar jogos fabricados por terceiros, dando oportunidades para mais pessoas. Para termos uma ideia, o sucesso da marca foi enorme, que o Nintendinho está no ranking dos quinze consoles mais vendidos até os dias de hoje. A Nintendo sempre quis produzir um game de 16 bits, que viria acontecer apenas anos mais tarde, mas em 1983, ainda não era possível, e assim, os jogos eram de 8 bits, com jogos que estavam dentro de cartuchos. O estilo do controle também era diferente, sendo branco e quadrado, com dois botões vermelhos e um direcional diferente de consoles da época, como por exemplo o Atari, que trazia um controle que parecia comando de um avião.

Mas nem tudo eram flores no inicio, pois no primeiro ano de lançamento a empresa teve que fazer um recall, já que o Famicon tinha alguns erros de programação. Em 1984, quando os erros foram corrigidos, o console foi o mais vendido no Japão naquela temporada. Com o sucesso, a Nintendo decidiu que iria entrar no mercado internacional, e até tentou uma parceira com a empresa Atari, mas os norte-americanos estavam desenvolvendo o seu próprio console de 8 bits. Sabemos anos mais tarde, que a Nintendo acabou vencendo essa guerra. A rivalidade da Nintendo viria a ser contra a Sega, mas ainda assim, a Nintendo conseguiu ser a empresa de games que mais vendeu naquela década. Claro que o console também tinha sucesso devido aos seus jogos, que viriam ser grandes clássicos da marca, como por exemplo o famoso "Mario Bros", o carro chefe e mascote da Nintendo. Outros ótimos jogos do Nintendinho que podemos citar é "Zelda", "Megaman", "Metroid", "Final fantasy" e tantos outros que viriam se tornar grandes franquias do mundo dos games. Quando falamos de consoles, o Nintendinho faz parte da história da industria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA