Sabemos como o Japão é um país que no passado era bastante fechado para o mundo, com uma cultura própria e bastante reservada. Naquela época havia samurais, homens que empunhavam suas espadas com honra. Acontece que houve um personagem que acabou furando essa bolha, chamado Yasuke. Este homem, um imigrante africano, mas muito habilidoso e forte com a espada, chegou a fazer parte dos guerreiros de Oda Nobunaga, que foi um poderoso senhor feudal do século 16, conhecido como o primeiro dos três unificadores do país nipônico.
Yasuke é um personagem lendário, com muitos até mesmo duvidando de sua existência. Porém, sua história é muito forte e atravessou os séculos, ao ponto de contarmos sobre ele nesse texto. Não existem registros sobre o nascimento dele, com historiadores divergindo sobre ele ter nascido em Moçambique, Nigéria ou Etiópia. O que se sabe é que este homem negro chegou ao Japão junto com o jesuíta italiano AlessandroValignano, em uma excursão de inspeção, entre 1579 e 1582. Alguns dizem que Yasuke era um escravo, mas isso pode ser uma inverdade, já que samurais começam sua arte desde a infância e este homem vindo da África era muito bom com a espada. Logo que chegou ao país nipônico, Yasuke chamou a atenção de Oda Nobunaga, que gostou tanto da força como também da conversa, pois dizem que Yasuke era muito bom de diálogo. Oda gostava das coisas do ocidente e também era fã de artes marciais, e ter Yasuke perto dele, longe de uma agenda religiosa como do jesuíta, o agradou.
O africano carregava consigo o espirito guerreiro e rapidamente entendeu como funcionava a cultura japonesa. Com tantas coisas em comum, Nobunaga trouxe Yasuke para fazer parte de sua equipe de guerreiros, além de trata-lo de forma especial, como se fizesse parte de sua família. Oda dizia que Yasuke tinha a força de dez homens. Sendo um samurai importante, Yasuke participou de diversas batalhas importantes ao lado de Oda Nobunaga. Anos mais tarde, Nobunaga acabou sendo derrotado, por conta de uma traição de um dos seus generais. Antes de morrer, Oda pediu para Yasuke cortar sua cabeça e levá-la junto de sua espada para o seu filho. Isso mostrava o quanto que o senhor feudal confiava no samurai negro. A lenda de Yasuke termina em 1582, com a queda de Nobunaga, que o levou a ter que ficar exilado, para escapar do novo governo que se levantou no Japão. Possivelmente, Yasuke retornou com seu trabalho jesuíta em Quioto. O povo japonês cresceu com este personagem no imaginário, através de um livro que contava sua história.


Nenhum comentário:
Postar um comentário