O governo Trump começou, e já nos seus primeiros meses de campanha está mostrando que não veio para brincadeiras, com um estilo de comunicação forte e com o velho discurso de fazer a América voltar a ser grande novamente. Mas nesse discurso temos muitas coisas envolvidas nisso, pois Donald Trump veio com um desejo de fazer com que os Estados Unidos viessem a serem os donos do mundo, como se voltássemos ao velho imperialismo de séculos atrás. Antigamente, governos como o de Roma tinha o plano de expandir o seu território, vindo a conquistar os países vizinhos. Muitos dizem que o atual presidente norte-americano também tem esse plano em sua mente, ou seria apenas um blefe para baixar tarifas para os Estados Unidos.
Muitos diziam que os EUA estavam fracos com o governo Biden, pois quando antigo presidente estava no comando, diversos conflitos ocorreram no mundo, e os norte-americanos não eram mais respeitados. Quando Trump assumiu, já disse que as coisas iriam mudar e ninguém foi enganado, pois Donald já estava visando antes as coisas das quais iria fazer. A sua primeira ação foi deportar todos aqueles que estavam ilegais no país, e assim, vimos inclusive diversos brasileiros chegando em nosso país aos montes e aviões, sendo tratados como se fossem qualquer um. Estavam ilegais? Sim, mas a forma como tudo foi feito foi com uma mão pesada e talvez desnecessária. Trump não parou por ai, e disse que muito mais ia mudar, e acabou por taxar países com valores mais altas, para valorizar o mercado americano. E o que dizer da ideia do muro que divide os EUA do México? O plano original continua forte e o presidente segue querendo tranca o seu país dos imigrantes mexicanos e das Américas. E o que dizer da briga de Trump com Zelensky, líder ucraniano? Trump o humilhou em rede mundial e travou qualquer tipo de ajuda para a Ucrânia, fazendo com que a Rússia voltasse a atacar o país com quem vive uma guerra a mais de três anos.
Se formos falar sobre espaços territoriais, Donald Trump tem o discurso de que o Canada deveria ser um Estado que viesse a fazer parte dos Estados Unidos. Vimos o governo canadense falado de como Trump vem pressionando para que isso aconteça. O presidente norte-americano também quer mudar o nome do Canal do Panamá, assumindo o controle, querendo que seja um Canal dos Estados Unidos. Trump entende que a China leva vantagem com suas embarcações, e assim deseja travar o crescimento chinês, aumentando assim o controle dos Estados Unidos. A Groenlândia também é uma localização da qual Trump quer tomar posse, por entender que essa localização é vital e estratégica em um período de guerra. Se observamos, existem várias bases militares americanas ao redor do mundo, pois em meio a uma Guerra fria, os Estados Unidos sempre quiseram mostrar que tinham o controle das principais nações estratégicas. Enfim, Donald quer dar o passo dois, vindo a querer o controle regional, e ele diz que não importa como, mas ele vi conseguir os seus objetivos. Alguns dizem que isso é blefe, que ele quer atacar países para facilitar as coisas para si mesmo. O que vemos é um governo totalitário, sem respeitar pessoas, podendo ser algo perigoso. Veremos os próximos episódios do governo Trump, que não é ruim, apenas parece ser muito intromissivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário