Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Foro de São Paulo é real? O que faz? Quando surgiu?

segunda-feira, 24 de março de 2025

Nas eleições presidenciáveis de 2018, em meio aos debates, o candidato Daciolo acusou os candidatos esquerdistas ao falar a respeito de uma organização da Esquerda na América latina, chamada de Foro de São Paulo. A principio muitos acharam que era uma piada dele, ou até mesmo uma das teorias da conspiração, e assim, logo o tema foi deixado de lado. Mas e se eu te falar que Daciolo estava certo r realmente existe o Foro de São Paulo? Então nesse texto vamos entender melhor do que se trata essa organização, de como ela surgiu e quais são os seus objetivos dentro do Brasil e da América do sul.


Vamos começar então falando sobre como começou a organização e quando tudo ocorreu. Sendo criado em 1990, o Foro de São Paulo reúne partidos políticos e organizações da Esquerda, começando a partir de um seminário criado pelo PT, com a liderança do atual presidente Lula, que na época era apenas um sindicalista que buscava destaque e iria concorrer a presidência do Brasil por toda uma década. O partido dos trabalhadores convocaram políticos da América latina e do Caribe, que também compartilhavam da mesma ideia de Lula e sua trupe, com uma visão voltada ao socialismo, querendo fazer uma conexão latino-americana no âmbito econômico, politico e cultural, a partir da estratégia democrática. Os encontros do Foro de São Paulo foram acontecendo e são convidados sindicatos, movimentos sociais, ambientalistas e diversos compactuantes de minorias, que gostam de fazer protestos. A ideia de realizar o primeiro evento veio do cubano Fidel Castro, que sugeriu a ideia para Lula, e a organização veio a se tornar o maior evento de políticos e partidos da Esquerda da América latina.

Anualmente a Esquerda ia se reunindo para falar sobre suas pautas e visão de mundo, com seminários acontecendo no México em 1991 e em Nicarágua em 1992 e Cuba em 1993. O Brasil voltou a recebe o evento em 1997, 2005 e 2013. Mas quais são os objetivos do Foro de São Paulo? Eles dizem que a ideia é trocar ideias, propostas e visão de mundo, de acordo com a base politica da qual eles acreditam. Quando o muro de Berlim caiu, o socialismo tombava junto, então o PT buscava ser o protagonista do novo socialismo do século 21. No auge do Foro de São Paulo, quando os países da América do sul tinham presidentes esquerdistas ao mesmo tempo, tentaram fazer com que suas ideologias ganhassem espaço, mas quando começaram a ser derrotados, sua força foi se perdendo. Quando a ideia da organização surgiu, esperava-se que eles fariam muito barulho e seriam uma bandeira da Esquerda latina. Lula e o PT sempre estiveram envolvidos, mas aos poucos e com a mudança de discurso do líder petista, ele mesmo já não foi dando importância ao Foro, apesar de seguir suas parcerias com os governos de Esquerda dos países vizinhos do Brasil. Apesar de Daciolo na época fazer um barulho sobre o Foro de São Paulo, a atuação dessa organização pouco influencia nos dias de hoje, mesmo que ainda seja um local de unir as partas esquerdistas e suas pautas socialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA