A premiação do Oscar é o prêmio mais badalado do mundo do cinema, e um troféu que o Brasil sempre perseguiu. Não que isso faça com que o cinema nacional seja reconhecido, mas é muito bom ter a estatueta premiando uma das nossas produções. Ao longo dos anos, muitos filmes já foram indicados, e vamos nos lembrar de cinco dessas tramas que concorreram ao Oscar.
1-) Central do Brasil
Sendo lançado em 1998, esse foi o filme que mais teve chances de vitória na premiação de filme estrangeiro, se tornando uma decepção quando tanto o prêmio de melhor filme como também de melhor atriz para Fernanda Montenegro, acabaram indo para outro filme e atriz. O roteiro é belíssimo, mostrando a vida de Dora, que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação da Central do Brasil, no Rio de janeiro. É quando ela conhece Josué, um jovem que tenta se comunicar com seu pai no nordeste, fazendo com que a vida de Dora mude para sempre.
2-) Cidade de Deus
Talvez esse seja um filme que foi indevidamente esquecido no ano do seu lançamento, ficando de fora da premiação de melhor filme estrangeiro. Mas quando a trama foi lançada nos Estados Unidos, o sucesso foi estrondoso, levando o filme a ser indicado para premiações que um filme brasileiro ainda não tinha concorrido. Para termos uma ideia, "Cidade de Deus" foi indicado para as premiações de melhor direção, fotografia, roteiro adaptado e montagem. Mesmo sem ganhar nenhuma estatueta, o filme que conta sobre os conflitos da favela carioca deixou sua marca na história do cinema.
3-) O que é isso, companheiro?
O tema da ditadura brasileira sempre foi algo que foi muito usado pelos filmes para contar sobre esse triste retrato da sociedade nacional. A produção que trazia Murilo Benicio, Pedro Cardoso e Fernanda Torres, mostra a vida de alguns guerrilheiros que se aliam a Esquerda politica para combater a ditadura. A direção é de Bruno Barreto, e temos um filme muito bom e com ótimas atuações. "O que é isso companheiro?" concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas acabou perdendo no ano de 1998 para um filme belga.
4-) O pagador de promessas
Lançado em 1963, esse foi o primeiro brasileiro que ganhou uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro, sendo o começo de uma longa jornada do cinema nacional, buscando ter produções que viessem a concorrer com os melhores filmes do mundo. O roteiro apresenta José Bruno, que procura de todas as formas pagar a promessa de entrar na igreja carregando uma cruz em seus ombros, após o seu burro de estimação ter sido curado. Dirigido por Anselmo Duarte, "O pagador de promessas" chegou a vencer o prêmio da Palma de ouro, mas perdeu a disputa do Oscar.
5-) O Quatrilho
Os anos noventa foram anos em que o cinema brasileiro teve grandes sucessos sendo produzidos, e constantemente nossos filmes acabaram ganhando indicações. "O Quatrilho" foi dirigido por Fábio Barreto e teve seu lançamento em 1995, ganhando no ano seguinte a indicação para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Tendo Glória Pires e Patrícia Pillar no elenco, a trama mostra dois casais imigrantes italianos que acabam convivendo juntos na mesma casa. Com o tempo, diversos conflitos ocorrem entre os casais. Mesmo sendo uma ótima produção, "O Quatrilho" acabou perdendo o Oscar para um filme produzido pela Holanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário