Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Standard Oil, Rockefeller e o primeiro bilionário americano

domingo, 9 de março de 2025

Estamos muito acostumados com os bilionários de nossos dias, mas saiba que isso não era algo comum a dois séculos atrás. Mas houve um homem que conseguiu essa realização ainda muito novo, sendo também responsável por ajudar os Estados Unidos a avançarem e se desenvolverem. Estou falando a respeito de John D. Rockefeller, que se mostrou sendo o melhor empreendedor da sua época, juntando uma fortuna imensa, que multiplicada, segue até os dias de hoje com os seus herdeiros. No século dezenove uma das principais fontes de energia vinha da baleia, mas com escassez e problemas com isso, surgia o petróleo como a principal fonte enérgica. É nesse cenário que surge a Standard Oil.


John D. Rockefeller era filho de um homem que era um vigarista, que enganava pessoas com vendas de produtos inúteis. Mas John foi mais influenciado por sua mãe, que lhe ensinou que deveria ser esforçado, grato e generoso, algo que ele aplicou durante toda a sua jornada de vida. Após alguns empreendimentos, Rockefeller entrou no mundo das refinarias em 1870, nascendo assim a empresa Standard Oil Company, sendo construída em parceria com Henry Flager. Se aproveitando do crescimento do petróleo na América e no mundo, John usava de uma estratégia para crescer. Ele baixava o custo de seus produtos, para poder quebrar as concorrentes. Assim, após ver os rivais pedirem falência, ele mesmo os comprava, fazendo assim um monopólio imenso, faturando muita grana, vindo a se tornar o homem mais rico dos Estados Unidos. Após ingressarem no petróleo, a Standard Oil entrou também no ramo do metal em 1897, repetindo a mesma estratégia da refinaria. Muitos acusavam a empresa por serem um monopólio e Rockefeller ser um barão ladrão. Em 1911 o governo teve que entrar em cena, obrigando a Standard a se dividir em várias empresas.

Rockefeller era considerado um homem frio e não muito querido por todos, pois só queria saber de trabalho. Mesmo com a perseguição do governo, ele ainda conseguiu dar a volta por cima, fazendo com que a Standard seguisse vitoriosa e rica no mercado. John acabou se desligando dos negócios aos 63 anos, deixando o comando da empresa com outra pessoa, seu assessor John Dustin Archbold, enquanto se dedicava a filantropia. A Standard teve sucesso com o nome de Esso e Mobil. Rockefeller apostou forte na filantropia investindo pesado na educação, ajudando inclusive a construir a universidade de Chicago. Mas o bilionário também investiu em universidades de Harvard e tantas outras. Dizem que ele investiu mais de 8 milhões de dólares em investimentos públicos e na educação do povo americano. As ferrovias também tiveram a sua participação para o desenvolvimento do país. Houveram muitas polêmicas envolvendo Rockefeller, como a dureza para a paralização de greves trabalhistas. Através da criação da fundação Rockefeller, John chegou a vencer 23 prêmios Nobel, por conta de pesquisas na área de saúde. O bilionário americano morreu aos 97 anos, em 1937, deixando um legado filantrópico nos Estados Unidos e na forma de fazer negócios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA