Existem livros que falam exatamente sobre aquilo que precisamos, e esse é o caso dessa obra escrita por Dale Carnegie, um exímio escritor que fala sobre o comportamento humano, que já escreveu diversos livros para falar dos mais variados assuntos, coo liderança e influencia. Aqui nessa obra, o seu foco é e cima de um dos maiores problemas da humanidade, a preocupação. Somos pessoas que vivem preocupadas, com muitas sofrendo antes da hora e vivendo uma vida horrível. Carnegie busca mostrar vários exemplos de pessoas que foram tragadas pela preocupação, mas também daquelas que conseguiram vence-la, nos trazendo assim diversas técnicas de como podemos viver de verdade, deixando a ansiedade de lado.
A obra possui muitos capítulos e fala de muita gente famosa da época de Dale Carnegie. Sendo um estudante do comportamento humano, ele logo percebeu que a preocupação é algo que nos rouba a energia, além de não trazer nenhuma resolução para os problemas. Diversas técnica aqui descritas cabem muito bem e podem sim nos ajudar a vencer a ansiedade. Mas algo que o livro ajuda é no fato de nos mostrar que podemos achar técnicas próprias das quais podem nos ajudar a vencer a preocupação. Gosto quando ele descreve que a melhor maneira de não se preocupar com o amanhã é fazer o seu melhor hoje. Quando você tem a sensação de que deu o seu máximo, sabe que buscou fazer de tudo para a resolução de algo, o amanhã não se torna algo aterrorizante. A vida deve ser um grão de areia de cada vez, uma tarefa de cada vez. Aqueles que não sabem lidar com a preocupação acaba morrendo mais cedo. A preocupação é uma ilusão de nossa mente, e sempre parece ser algo pior do que de fato é.
Uma boa técnica é sempre se perguntar "Qual é o problema?". Em seguida, escreva o que pode ser feito para solucionar aquele problema. Depois, mantenha-se ocupado, pois assim, não irá focar nos problemas. Saiba que você não é aquilo que passa na sua mente, mas é aquilo que você pensa de si mesmo. Dale Carnegie se mostra sendo um homem de fé e que acredita na palavra de Deus, usando o versículo que nos diz "Que assim como você pensa, assim é". O escritor também nos fala sobre a importância da oração, já que aqueles que possuem a fé de acreditar que existe um Deus com quem elas podem conversar, acabam se sentindo mais leves. Uma outra técnica para lidar com a preocupação? Comece agir como se fosse feliz, como se não fosse alguém preocupado. Suas emoções vão acompanhar a forma que você está agindo. Se a vida lhe der limões, faça uma limonada, busque sempre transformar algo negativo em algo positivo, e assim não será escravo das preocupações. Para alguém que já s tornou viciado em se preocupar, Dale nos ensina a importância da pratica de exercícios físicos, pois isso trará alivio para nossa mente. "Como evitar preocupações e começar a viver" é um livro essencial, que nos ajudará a lidar com nosso vicio em se preocupar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário