A NBA funciona colocando as equipes separadas em duas conferencias, composta por Leste e Oeste, em que claramente temos uma que é muito mais forte do que a outra. Estou falando da conferência Oeste, que é conhecida como o Oeste selvagem, devido ao alto nível de disputa. As melhores equipes estão lá, os melhores jogadores compõem esses times e por fim a competição para estar dentro dos playoffs é intensa. Par termos uma ideia, existem times entre os quatro primeiros da conferencia Leste que não conseguiriam classificação se estivessem do lado Oeste do campeonato. Na atual temporada, cada partida tem sido uma final, e ninguém sabe quem serão os dez primeiros classificados.
Temos dois tipos de jogadores na conferencia Oeste, com times com jogadores jovens que se destacam, mas também com atletas mais velhos, lendas da NBA, que ainda conseguem mostrar que são jogadores valiosos. Houve uma temporada em que Ja Morant disse que não temia ninguém no Oeste. Acontece que ele estava redondamente enganado, pois depois disso, o Memphis Grizzlies nunca mais conseguiram retomar o topo da conferência. Mas o que faz o Oeste se tão selvagem? O tipo de jogadores que fazem parte dela, fazendo com que mais de 50% das equipes possam vir a ter chances de títulos. Se formos falar dos destaques da nova geração, temos o já citado Grizzlies com Morant, mas não apenas eles se destacam. A sensação da temporada e líder esse ano é o Oklahoma City Thunder, com o canadense Shai comandando o jogo, sendo o principal candidato a vencer o MVP da temporada regular. Anthony Edwards segue sendo o cara do Timberwolves, enquanto o francês Wembanyama tenta ser o novo rosto da NBA, com o San Antonio Spurs, onde joga com Fox e Chris Paul.
Perceba que a nova geração já seria o suficiente para colocar medo em qualquer outra equipe do Oeste, mas temos os leões da montanha, aqueles que já foram vencedores e fazem as coisas desse lado do campeonato pegar fogo. LeBron James segue ainda com quarenta anos sendo bastante dominante com o Los Angeles Lakers, que ganhou a ajuda de Luka Doncic, fazendo com que a equipe de amarelo se tornasse uma grande favorita a título. Falando em adições, o Golden State Warriors renasceu com a dupla composta por Curry e Jimmy Butler. O Denver Nuggets possui o melhor jogador do mundo, Jokic, que já ganhou três vezes o prêmio de MVP e segue sendo dominante. O Dallas Mavericks perdeu Doncic, mas com Kyrie Irving, que agora se contundiu, ainda está entre os dez primeiros da conferência. Quem luta por uma vaga é o Phoenix Suns, com o trio composto por Durant, Booker e Beal. Alguns times parecem despontar e serem ameaças como o Portland com jogadores jovens, além dos Pelicans que contam com Zion em seu elenco, um jogador que saudável é sempre perigoso. Entendeu agora o motivo do Oeste ser chamado de "Oeste selvagem"? Não sabemos que vai vencer a NBA esse ano, mas as chances do título ficar com o lado Oeste é enorme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário