A minha saga por conhecer os estádios ao redor do Brasil continua, e fui parar em Minas Gerais, mas não em um dos estádios conhecidos do Estado mineiro. Não, longe disso, fui conhecer o local onde joga o clube Athletic, uma das sensações do futebol mineiro. A equipe reside na cidade de São João Del Rey, uma das cidades históricas de Minas, famosa por sua cultura e politica. Para a minha surpresa, em uma das minhas viagens para São João, tive a oportunidade de assistir uma partida do Athletic, que estava disputando a terceira divisão do campeonato brasileiro, sendo um dos líderes do torneio. Nesse texto vou trazer aquilo que vi e observei na Arena Sicredi.
Para os mais novos, o nome original do estádio se chama Joaquim Portugal, mas recebendo investimento, acabou ganhando o novo nome de Arena Sicredi. Esqueça tudo o que você sabe sobre assistir uma partida de futebol no estádio. Enquanto nos principais centros do Brasil vemos torcedores indo de forma comum, fica em pé e cantam sem parar, na cidade de São João Del Rey assistir uma partida do Athletic é um evento. A chegada ao local é tranquila, e até me senti em casa ao ver os varais na rua vendendo as camisa do clube. Chegando temos a famosa vistoria policial e o escudo do clube estampada no muro. Mas ao olhar ao redor, não me parecia que estava em um estádio para assistir um jogo de futebol, mas um evento de música ou algo parecido. As mulheres estavam de salto alto, maquiagem e perfumes, os homens bem vestidos e com seus copos de cervejas nas mãos. Me parecia que a galera não se importava muito com o jogo, mas sim com a experiência de estar ali. Mais tarde me contaram que a cidade não tem tantas coisas assim, e ter o time em boa fase faz com que cada jogo se torne um evento municipal.
Falando do estádio em si, ele é simples, com uma capacidade pequena de seis mil torcedores, que acabam por cobrir dois grandes setores do campo, com um pequeno atrás do gol destinado aos visitantes. Falando de atmosfera de torcida, apesar de ver algumas pessoas cantando, pouco se escuta, seja por conta da acústica do estádio como também pelo baixo números de torcedores organizados. Algumas canções foram repetidas, mas nada que mudasse a atmosfera do ambiente. Era mais fácil ver pessoas brincando com jogadores adversários por ficarem perto da arquibancada, do que pressioná-los de verdade. As equipes visitantes não irão sofrer pressão por parte da torcida, pois ali estávamos vivendo um evento e não uma partida de futebol. Para termos uma ideia, o adversário era o São Bernardo, que goleou o Athletic, mas não se via criticas ou xingamentos contra os jogadores. A estrutura da Arena Sicredi é possível vermos avanços e reformas, mostrando que o clube está buscando crescimento nacional. Saindo da partida, apesar de gostar de estar ali, não me senti saindo de uma partida quente de futebol, mas uma apresentação de bola para os arrumados espectadores da arquibancada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário