Quem hoje joga games de corrida realistas, com carros bem definidos e pistas modernas, não imagina que no passado haviam jogos que mostravam carros que nem pareciam os automóveis que conhecemos, mas que ainda assim conseguiam traze emoção aos jogadores. No console Atari tínhamos o "Enduro", um dos primeiros jogos de corrida lançado, e que foi um tremendo sucesso dos anos oitenta. O jogo trazia uma visão pseudo 3-D, com a câmera acompanhando o carro vindo de trás, e com um truque de programação usando linhas brancas, formava o traçado da pista. Tudo muito simples e não bonito, mas que conseguia causar a sensação de competição e desejo de vitória.
"Enduro" foi lançado em 1983, para o Atari 2600, e foi um dos últimos sucessos antes da crise que o console enfrentou. A proposta do game era muito boa, apresentando também cenários visuais diferentes, colocando pistas diurnas e noturnas, como também uma fase no gelo. Essas mudanças de clima e cor encantavam os jogadores, mas se olharmos de forma crua, era tudo a mesma pista, as mesmas curvas e o mesmo cenário, tendo apenas o visual sendo mudado. Era comum os jogos começarem a apresentar uma história para trazer sentido ao game. Em "Enduro", acompanhamos um piloto que dirige um carro parecido com um Fórmula , devendo competir no National Enduro, que é uma corrida de resistência de longa distância, trazendo um percurso aleatório. O objetivo da competição é ultrapassar as centenas de carro que fazem parte da programação, para que o jogador possa continuar correndo no dia seguinte, dando continuidade ao jogo.
Existe uma matemática dentro da corrida, em que no primeiro dia o jogador precisa ultrapassar 200 carro e no dia seguinte 300. Com isso, o clima de desafio, que foi a principal qualidade dos games do Atari, acaba sendo o que prende aqueles que controlam o controle Atari em meio a corrida. Seguindo o realismo da época, temos momento da corrida que a pista de gelo dificultam o controle do carro, e a forte neblina acabam por reduzir a visibilidade da pista. Na escuridão só conseguimos enxergar a pista através das luzes dos carros que estão a frente. Em "Enduro" não temos troféu ou pódio, mas seguimos apenas resistindo dentro da pista, ultrapassando carros e resistindo as dificuldades da pista e do clima. Para esquentar a competição, se um jogador conseguisse correr por cinco dias seguidos, um troféu iria aparecer na tela. Com isso, o jogador deveria bater uma foto e enviar para a Actvision, e assim o jogador iria receber uma patch que iria declara-lo como um Actvision Roadbuster. Muitos consideram "Enduro" como o melhor jogo de corridas do Atari, e em 1984 o game ganhou um prêmio de melhor jogo de esporte no Arkie Awards.
Nenhum comentário:
Postar um comentário