Quando falamos de George Washington, não estamos falando de um herói mundial, mas de uma pessoa comum, que foi importante para a história dos Estados Unidos, sendo o primeiro presidente do país norte-americano. Os fatos históricos nos fazem nos lembrar de que precisamos enxergar cada acontecimento com a lupa que a época nos apresenta. Nos anos em que Washington vivia, não podemos deixar de citar que ele possuía escravos, se envolveu em guerras não era a favor do fim da escravidão. Ainda assim, vivia em um outro momento do mundo, com outros pensamentos. O Estado de Washington assim se chama por conta de George, sendo uma homenagem para ele, nos levando a notar a importância desse personagem para os Estados Unidos.
Nascido em 1732, George fazia parte de uma família rica e influente na colônia de Virginia, com eles enriquecendo através do setor imobiliário. Como herança após a morte do pai, George recebeu escravos e terras, fazendo com que ele viesse a ter uma vida estável, se tornando um dos homens mais ricos da Virginia. Em sua vida adulta, Washington entrou no setor militar, indo realizar diversas missões, sendo um dos principais nomes que buscavam a liberdade dos Estados Unidos. Ele esteve presente na guerra contra franceses, chamada de guerra Franco-Índia, que fizeram parte do contexto da guerra dos sete anos. Chegando a patente de coronel, George participou de diversas batalhas, até que em 1758 se aposentou do exército inglês. Após investir no negócio de tabacos, Washington passou a lutar por uma outra causa, a liberdade norte-americana, começando assim os conflitos contra os ingleses. George Washington lutou liderando as tropas, no evento chamado de Revolução americana, que finalizou coma independência dos Estados Unidos, no dia 4 de julho de 1776.
Após se envolver em diversos movimentos importante dos Estados Unidos, George teve alguns anos de uma vida longe dos compromissos públicos. Surgia anos depois o desejo de unificar os Estados Unidos e estabelecer um governo federal. George Washington decidiu que iria concorrer a presidência nacional, já que esteve presente desde o inicio de toda revolução e busca pela independência norte-americana. Em 1789 aconteceu a primeira eleição presidenciável do país, que teve como vitorioso George Washington, obtendo 69 votos no colégio eleitoral, sendo eleito por unanimidade. No ano de 1792 George conseguiu um segundo mandato, em que teve que lidar com os conflitos internos dentro do próprio país e garantir que a população viesse a respeitar o governo federal. Washington era tão patriota que apenas decidiu governar o país pela segunda vez por ter medo de que problemas políticos viessem a levar os EUA a ruína. Foi nesse período que foi construída a capital norte-americana, que ganhava o nome de Washington. Durante seu mandato, o primeiro presidente do país apoiou medidas favoráveis aos escravocratas. Em 1796 George Washington se recusou a concorrer a um terceiro mandato, estabelecendo no país a prática de apenas dois mandatos por presidente. Podemos dizer que George Washington é um herói dos EUA, vivendo pelo crescimento e avanço do seu país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário