Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Legião Urbana- A tempestade

sábado, 26 de outubro de 2024

Esse foi o último álbum lançado da banda, com Renato Russo passando por um agravamento de sua doença, sendo levado assim a termos os últimos registros da banda com seu vocalista performando ainda com vida. Para termos uma ideia, o vocalista gravou sua parte separado dos demais, cantando tudo de uma vez, sem regravações. Renato parecia saber que tinha pouco tempo de vida, e isso também é percebido ao longo do disco, que possui um tom mais triste. A ideia principal era fazer com que essa produção fosse um álbum duplo, tamanho o número de canções gravadas. Acontece que tivemos primeiro o lançamento de "A tempestade", para em outro ano ter sido lançado em outro disco o restante das canções.


Não podemos dizer que temos um disco animado, apesar de ter sim canções mais agitadas. Mas aqui é nítido a profundidade das letras escritas por Renato, contando com muitas revelações de sua própria vida. A música de abertura é "Natália", quando o vocalista canta sobre os problemas da nossa geração. Renato termina a música cantando sobre quem sabe um dia ele poderá cantar uma canção para a pessoa amada. De forma mais intimista temos "L'avventura", que fala sobre o desejo de ter boas ações e boas práticas. Uma das grande artes de Renato Russo era o de fazer com que suas músicas tocassem na rotina e na vida de seus ouvintes, e essa proximidade é mostrada em "Música de trabalho", falando sobre a rotina da maioria dos brasileiros, que vive dias difíceis, mas tem a alegria de no fim do dia voltar para a casa para o seu amor. Em "Via láctea" temos o cantor revelando sobre as dificuldades que enfrentava com sua doença, apesar dele cantar que existe esperança quando tudo parece estar perdido. "Musica ambiente" traz um tom de despedida, onde Renato fala que quando ele for embora não é para ninguém chorar por ele.

Temos um pouco mais de animo em "Aloha", sendo uma mensagem para os jovens, mostrando que devemos nos importar com os mais novos. O que me chama a atenção é a ótima performance de Dado com sua guitarra. Em "Soul pasifal" a banda traz um ritmo bem legal de se ouvir. Uma das melhores musica do disco é "Dezesseis", sendo um ótimo rock, contando a história de um jovem apaixonado por corridas de rachas de carro, que acaba morrendo em um acidente. Essa é mais uma música do Legião Urbana que poderia vir a se tornar um filme, devido a ótima trama apresentada em sua letra. "Mil pedaços" é apenas voz e violão, com Renato cantando sobre o amor e sobre estar apaixonado. Uma outra canção que fez muito sucesso, inclusive na voz de Cassia Eller, é "1 de julho". Aqui temos Renato arrebentando no vocal, em uma letra que fala sobre metamorfose e transformação. "Esperando por mim" traz uma letra tocando no relacionamento com os pais, ao falar que seus pais estão o esperando. Em "Quando você voltar" temos uma música mais intimista, novamente falando de amor com apenas voz e violão. O álbum "A tempestade" foi lançado em 1996 e teve um grande sucesso de vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA