Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O fenômeno Xuxa

domingo, 6 de outubro de 2024

Quando se fala esse nome, todo mundo conhece, e não é para menos, a apresentadora de televisão Xuxa Meneghel é um patrimônio da história da televisão, marcando toda uma geração de crianças. Me lembro que ainda pouca idade nos anos noventa, assistindo o Xou da Xuxa, seu programa diário para s crianças na TV Globo, e aquela apresentadora loira dava presente para as crianças, algo que sempre quis ganhar, sempre envelopado em um papel branco. Me recordo daquele microfone diferente que ela usava e sempre deixava seu público mandar um recado, que sempre era "Um beijo para minha mãe, para meu pai e para você". E como não se lembrar da Xuxa dizendo 'Beijinho, beijinho, tchau, tchau". Sim, Xuxa foi um fenômeno da televisão, alcançando o Brasil e muitos outros países.


Sempre soube que Xuxa era famosa, sempre presente na tela da televisão dos anos oitante e noventa, mas só fui de fato compreender o tamanho de sua força ao assistir o documentário pessoal dela e depois o das Paquitas. Me surpreendi com o tamanho de sucesso que ela alcançou e como teve o seu nome deixado na memória de tantas pessoas. A apresentadora começou apresentando o programa "Clube da criança" na Rede Manchete, mas foi na Globo, com o "Xou da Xuxa" que alcançou grandes marcar no ibope e foi chamada de rainha dos baixinhos. Em uma época onde não existia internet ou rede social, Xuxa conseguiu de maneira orgânica uma influência fenomenal no Brasil. Seu programa infantil, que muitos diziam que iria durar apenas um ano, chegou a marca de dois mil programas em sete anos de apresentação. O interessante é que o "Xou da Xuxa" não acabou por ter uma baixa audiência, mas se encerou no auge do sucesso. Toda criança assistia Xuxa, além de cantar suas músicas, onde em cada álbum lançado explodia em vendas. A cada ano que passava a apresentadora ganhava fama, seja através da TV, dos filmes ou de suas músicas.

Como nasci em 1987, vi muito pouco do "Xou da Xuxa", pegando mais a fase da TV Colosso, mas ainda assim cheguei a assistir muitos programas dela em 1992 e 1993. É inesquecível aquele ambiente de programa que ela tinha, as lindas Paquitas e a sua famosa nave, da qual a apresentadora sempre descia antes de iniciar o programa. Na década de noventa uma nova fase começou na vida de Xuxa, que seguia com o "Xuxa Park" pelos sábados de manhã para as crianças, mas arrebentava com o "Planeta Xuxa", um programa mas jovem, onde as pessoas que acompanharam ela crianças, já estavam mais velhas e agora poderia ver Xuxa com um público mais velho. Podemos dizer que Xuxa foi uma febre mundial, tendo programa na Argentina e América Latina, além da Espanha e Estados Unidos. Nunca houve uma apresentadora infantil que alcançou o sucesso dela, conseguindo também êxito no cinema, com vários filmes com os Trapalhões, além dos sucessos de bilheterias "Super Xuxa contra o baixo astral" e principalmente "Lua de Cristal". Com o passar dos anos ela viu um incêndio destruir seu estúdio, saiu da Globo, deixou de apresentar programas e hoje já não vive o seu auge, mas com possibilidades para novos sucessos em seu retorno a Globo. Mas não podemos negar, a influência, o sucesso e a fama que ela conseguiu foi algo impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA