Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A Primeira Guerra Mundial

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Desde o inicio da humanidade, sempre houveram guerras, mas geralmente elas aconteciam em territórios limitados. A primeira vez que uma guerra envolveu os mais diversos países do mundo foi no início do século passado, mais precisamente em 1914, com duração de quatro anos, até 1918. Apesar de ser considerada mundial, o conflito aconteceu principalmente dentro do cenário europeu. Vários fatores levaram o grande conflito a acontecer, como por exemplo a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. O grande estopim para o inicio da primeira guerra mundial foi quando o arquiduque Francisco Ferdinando acabou sendo assassinato junto com sua esposa na Bósnia, em junho de 1914. 


Com uma duração de quatro anos, podemos dividir a guerra em duas fases, sendo primeiro a guerra de movimento e em seguida a guerra das trincheiras, que é a mais conhecida por todos, consistindo em um alto grau de mortalidade dos soldados envolvidos. Após a morte de Ferdinando, a Europa explodiu em uma grande tensão e dois grupos diferentes se formaram, dividindo a Europa ao meio em um grande conflito. De um lado tínhamos Rússia, Grã-Bretanha e França, e do outro havia a Alemanha, Áustria e a Itália. Como não houve um acordo diplomático, a Áustria declarou guerra contra a Sérvia, mas a Rússia levou seus soldados para defender os sérvios. Com isso, a Alemanha declarou guerra contra a Rússia e o Reino Unido foi contra a Alemanha. Começava assim a Primeira Guerra Mundial. O conflito não ficou apenas entre esses seis países, já que nações como Grécia, Estados Unidos, Japão e até mesmo o Brasil se envolveram no conflito. Tivemos duas frentes de batalha, uma no ocidente onde os alemães enfrentaram a Rússia e Inglaterra, e outra no oriente médio, nas regiões que estavam sendo dominadas pelo império Otomano.

A guerra das trincheiras começou em 1915 e foi até o final em 1918, onde víamos os soldados sendo colocados em situações precárias, onde combatiam um outro, gerando um grande número de mortos. A Alemanha tentou dominar Paris, mas os franceses os impediram, dando inicio assim na guerra das trincheiras. Para termos uma ideia, essas trincheiras escuras e subterrâneas poderiam estar a metros de distancia do inimigo, o que causava mortes a todo momento. Foi nas trincheiras que pela primeira vez deu inicio as armas químicas, com a Alemanha começando a fazer uso delas, para em seguida franceses e ingleses também atacarem com a mesma arma. Essas armas eram o gás de clorídrico e em seguida gás de mostarda. No Oriente Médio destacou-se a perseguição que o império Otomano promoveu contra os armênios. Tivemos registros de batalhas pelo ar e uma disputa acirrada entre Alemanha e Grã-Bretanha pelos mares. Os Estados Unidos entraram na guerra em 1917, quando soldados americanos foram mortos em um navio inglês. A Rússia se retirou, já que vivia a revolução russa em seu solo. O fim da guerra veio com o fim da Tríplice Aliança, sobrando apenas a Alemanha, que se rendeu após uma revolução interna acontecer. Com o fim da guerra, o país que mais sofreu com sanções e penalizações foi a Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA