Para quem acompanha o mundo da Fórmula 1, já deve ter ouvido que existe um piloto que é a sensação do automobilismo, por demonstrar muito talento e ousadia. Para melhorar, ele é brasileiro, e se chama Gabriel Bortoleto. Sendo agenciado pelo piloto espanhol Fernando Alonso, o brasileiro começou a se destacar em categorias melhores do automobilismo, mas foi no ano passado que teve o seu triunfo que chamou a atenção de muitas pessoas. Gabriel estreava na Fórmula 3 pela equipe Tridente, e já em sua estréia na categoria conquistou o troféu de campeão da temporada, com apenas dezoito anos de idade. O título também é o primeiro conquistado por um piloto brasileiro na F3.
Antes de começar a pilotar na F3, Gabriel começou a se destacar na F4 italiana e na Fórmula regional europeia, a famosa FRECA. Enquanto Bortoleto buscava destaque e auxilio no automobilismo, Fernando Alonso estava começando a agenciar pilotos, e viu no brasileiro uma oportunidade de ouro de levá-lo aos grandes centros das provas de corrida de carro. Com um número menor de corridas, e sendo delas duplas em uma mesmo final de semana no mesmo circuito, a estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 3 foi no GP do Bahrein, e já na sua primeira corrida, Bortoleto foi o vencedor, com Alonso vendo de tudo de perto, já que estava também no autódromo para competir pela Fórmula 1. Na etapa seguinte, dessa vez na Austrália, uma nova vitória, com Bortoleto largando na pole position e segurando a primeira posição até o final, em um triunfo de ponta a ponta. Logo de cara, Gabriel abria vinte pontos de vantagem para o seguindo colocado, o piloto Gregoire Saucy. A consistência do nosso piloto nacional seguiu forte na Áustria, onde ele chegou na segunda colocação.
Para termos uma ideia da grandeza do feito de Gabriel Bortoleto em seu ano de estreia na F43, jamais um piloto brasileiro havia sido campeão da categoria, nem mesmo Ayrton Senna. O maior trunfo do brasileiro não foi o ato de vencer em todas as provas, mas o de se manter sempre nas primeiras colocações, que o levaram a marcar o maior número de pontos. Gabriel também conseguiu se sagrar campeão de forma antecipada, antes da conclusão do campeonato, na prova disputada na Itália, no circuito de Monza. O troféu e a conclusão da temporada veio antes mesmo da largada, já que no dia da classificação geral, o brasileiro precisava torcer para que seus rivais não conquistassem a pole position, que nessa categoria vale pontos importantes. De dentro do carro Gabriel viu a bandeira vermelha aparecer encerrando a sessão de treino, e com isso pode faturar o seu primeiro grande título no automobilismo, trazendo o primeiro troféu ao Brasil. A Fórmula 3 é um caminho que os pilotos mais jovens tomam para chegar até a Fórmula 1, e esse é o principal objetivo de Bortoleto. Não temos um piloto nacional na Fórmula 1 a muitos anos e junto com Felipe Drugovich, o jovem Bortoleto se tona uma esperança para o automobilismo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário