Ler as histórias escritas por Mauricio de Sousa é algo que deve ter feito parte da grande maioria dos brasileiros, com muitos inclusive vindo a aprender a ler com seus quadrinhos. Nos últimos anos, novas releituras foram produzidas dos personagens do Mauricio, com novos autores e desenhistas assumindo a criação de tramas novas e totalmente únicas. A primeira delas foi lançada em 2013, com os irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi assumindo roteiro e arte, para nos trazer uma trama que nos lembra bastante os filmes de aventuras dos anos oitenta, como por exemplo "Os Goonies" e "Conta comigo". Com uma linda arte, somos introduzidos para uma nova visão da Turma da Mônica.
"Turma da Mônica- Laços" faz parte de uma coleção chamada de Graphic MSP, e aqui temos os personagens que já estamos acostumados, mas em uma versão de desenhos diferentes e na minha opinião, muito bonitos. Todo ar da história é muito voltado aos anos oitenta, onde podemos ver as referências que os irmãos Caffagi tiveram de maneira muito clara. O principal tema desse quadrinho é falar sobre amizade e companheirismo, nos trazendo também memórias da nossa própria infância, quando também tínhamos diversas amizades memoráveis quando éramos mais novos. A história começa quando Floquinho, o cachorro de Cebolinha, acaba desaparecendo de forma misteriosa. Sem saber onde se encontra seu amigo canino, Cebolinha fica preocupado, e então recorre aos seus amigos Cascão, Magali e Mônica para irem para uma aventura em busca do cachorro perdido, mesmo sem avisar os pais. Temos aqui um claro chamado para a aventura dos personagens, nos conduzindo junto com eles para esse ambiente muito emocionante.
É possível notarmos um tom dramático, muito diferente do que estávamos acostumados nos quadrinhos originais. Isso é notado quando temos um flashback do dia em que Cebolinha ganhou o Floquinho. Não temos enrolação ao longo da história, sendo tudo muito bem conduzido. Enquanto as crianças se aventuram, vemos a amizade entre eles sendo fortalecida, ao mesmo tempo que lidam com os perigos do mundo lá fora. Um dos desenhos mais bonitos dos irmãos Caffagi é quando temos as crianças a bordo de suas bicicletas antigas, seguindo para encontrarem Floquinho. Os detalhes de cada arte e de cada personagem são algo únicos, criando uma nova onda de Turma da Mônica para os seus fãs. Apesar de ter criança envolvida, não temos um tom infantil, mas um tom mágico. Enquanto os pais das crianças ficam preocupados com o sumiço dos filhos, as crianças mostram a força da amizade, até que por fim conseguem encontrar Floquinho. O retorno triunfante dos quatro amigos também é muito interessante, com o dever cumprido, após uma aventura vivida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário