Sim, novamente vamos falar de Donald Trump em nosso blog. Se em seu primeiro mandato, pouco falamos sobre o presidente norte-americano, nesse seu novo ciclo no governo dos Estados Unidos tem gerado polemicas a cada mês. Se antes falávamos sobre as intromissões de Trump em assuntos como guerra e mercado interno do país de origem dele, agora os tentáculos de Donald chegaram no Brasil. Como sabemos, existe um relacionamento entre Bolsonaro e Trump, que governaram suas nações no mesmo período. O presidente dos Estados Unidos não concorda com a forma que Lula e o judiciário tratam Jair Bolsonaro, e assim, impôs uma tarifa de 50% na exportação dos produtos nacionais. Isso tem gerado conflitos e uma turbulência entre Estados Unidos e Brasil.
Donald Trump diz que o Brasil não tem sido um bom amigo, e se antes em sua primeira carta o Brasil tinha uma tarifa de 9%, dessa vez, ele coloca uma tarifa altíssima contra nosso país. Isso é um abuso e um totalitarismo contra o Brasil, afetando todo o comércio brasileiro, prejudicando empresários, trabalhadores e investidores. O que Trump fez não era esperado, isso mostra que ele tem usado de ameaças contra todos aqueles que não seguem a sua cartilha. Mas o quanto que o tarifaço pode afetar o cidadão comum? De inicio, o preço da comida vai diminuir, mas com o passar do tempo, haver aumento. Os créditos também terão juros maiores, já que o dólar tende a aumentar. Empresas que trabalham com exportação irão começar a vender menos e assim produzir menos. Com isso, trabalhadores serão demitidos. O que Trump esta fazendo é um ataque contra a democracia e contra a população brasileira, já que ele não pode usar as suas opiniões próprias para trazer castigos para as nações.
O presidente Lula respondeu que o Brasil é um país soberano e não irá se curvar a tirania norte-americana. Hoje não somos dependentes totalmente dos Estados Unidos, já que a China hoje é o nosso principal mercado de exportação. Ainda assim, setores de nossa economia seriam afetados por conta desse tarifaço. Infelizmente, os governadores de São Paulo e Minas Gerais, estão apoiando tudo isso, pois dizem que a culpa é do Lula. Temos que separar as coisas, por mais que não gosto do governo esquerdista do atual presidente brasileiro, não justifica o fato de Donald Trump atacar nosso país por conta de sua amizade com Bolsonaro. O que ele esta forçando é um retorno de Jair Bolsonaro para a presidência do Brasil. Trump diz que a tarifa de 50% começa a partir do dia 1 de agosto, segundo a carta enviada. O governo brasileiro agora possui dias para tentar uma organização, o que tem buscado fazer desde que Donald assumiu a presidência. Estamos vivendo o pior momento da relação entre Brasil e Estados Unidos, e a ansiedade toma conta dos setores de comércio e exportação. Não sabemos se Lula ira também tarifar os produtos norte-americanos, ou se vai acatar o que Trump quer. Teremos que aguardar os próximos capítulos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário