O presidente da FIFA, Gianni Ifantino, teve uma ideia sensacional quando criou a Copa do mundo de clubes, em que montou uma competição que reunia diversas equipes do planeta, como se fosse uma Copa de seleções. Muitos reclamavam da data, que os jogadores ficariam cansados, outros diziam que os europeus não iriam levar o torneio a sério e que os brasileiros iriam passar vergonha. O que vimos foi tudo ao contrário, pois a Copa de clubes foi um sucesso, principalmente para os torcedores da América do sul, que bateram de frente até onde deu contra os times da Europa. Disputada nos Estados Unidos, o time inglês do Chelsea se tornou o primeiro campeão do melhor torneio de clubes da FIFA.
A primeira fase do campeonato foi um sucesso, em que os clubes brasileiros realmente mostraram que são bons, e que se estiverem em condições parecidas, podem dificultar o combate contra os gigantes da Europa. O Botafogo conseguiu um grande feito, ao derrotar o PSG na primeira fase por 1 a 0. Logo contra o campeão da Champions League, o setor defensivo do time carioca funcionou e fez o gol vencedor com Igor Jesus, conseguindo se classificar no grupo da morte, que ainda tinha o Atlético de Madrid. O Flamengo mostrou um futebol intenso, chegou a derrotar o Chelsea na primeira fase. Porém, quando quis bater de frente contra o Bayern de Munique, não aguentou o tranco. O Palmeiras foi o time que apresentou um futebol mais discutível, mas ainda assim passou em primeiro lugar do grupo e só perdeu nas quartas de final para o Chelsea em um erro do goleiro Weverton. O Fluminense era a equipe que ninguém esperava nada, mas surpreendeu, empatando sem gols com o Borussia, vencendo a Inter de Milão e perdendo apenas na semi final para o Chelsea.
Ter os Estados Unidos como sede não foi a melhor escolha, mesmo com alguns jogos tendo estádio lotado, muito por conta dos sul-americanos, que se apegaram muito ao torneio. Vários jogos eram paralisados por conta de chuva e tempestade que nem aconteciam, atrapalhando toda a programação das equipes. Os europeus diziam que seus jogadores estavam em fim de temporada e isso os atrapalhou, mas a verdade é que as demais equipes se preparam muito bem para o campeonato. O time árabe do Al-Hilal conseguiu empatar com o Real Madrid e venceu o Manchester City nas oitavas de final. Algo histórico. Vimos que os times europeus levaram muito a sério cada jogo, principalmente o Chelsea, que acabou tendo o acréscimo de João Pedro ao time no meio do torneio, o que talvez tenha sido o grande rufo que garantiu o troféu. O PSG mostrou intensidade, principalmente na goleada contra o Real Madrid, que estava perdido com o novo técnico Xabi Alonso. A final foi entre PSG e Chelsea, em que tivemos um nó tático dos ingleses, que seguraram todas as armas da equipe francesa. Cole Palmer foi o nome da partida, marcando dois gols e dando uma assistência para o gol do João Pedro. Com uma aula de futebol na final, o Chelsea se sagrou o primeiro campeão da Copa do mundo de clubes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário