Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

1996, o tri campeonato do Futsal brasileiro

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Nos anos noventa o Brasil era imparável no futsal, pois quando o time nacional entrava em quadra, o favorito já estava definido, o Brasil. Tínhamos uma geração muito talentosa, que tinha como principal líder técnico o craque Manoel Tobias, que em 1996 estava no seu auge, com apenas vinte e cinco anos. O mundial foi disputado na Espanha e era o terceiro tendo a FIFA como organizadora principal. Desde que a entidade futebolística assumiu o torneio, o Brasil venceu todos eles, e assim, a conquista de 1996 se tornava a terceira do Brasil, conquistando o tri campeonato do mundo. Os brasileiros tiveram uma campanha quase perfeita, mas com doses de emoção na final.


A seleção brasileira tinha muitos jogadores talentosos além do Manoel Tobias. Podemos citar jogadores como o pivô Choco, o ala esquerda Vander e ala esquerda Fininho. Na primeira fase o Brasil foi arrasador, parecendo uma máquina, pois goleou os seus adversários. Já na estreia, uma goleada por 5 a 2 contra a Bélgica.. Manoel Tobias e Vander foram o destaque do jogo. Em seguida, outra goleada, dessa vez contra Cuba, pelo placar de 13 a 0. Manoel Tobias marcou cinco gols, seguido de Fininho com quatro. Essa foi a maior vitória brasileira até o momento. A primeira fase se encerrou com mais um triunfo, dessa vez contra o Irã, por 8 a 3. Com a liderança do seu grupo garantido, o Brasil partiu para uma segunda fase do torneio, dessa vez composto por Uruguai, Ucrânia e Holanda. Mais uma vez a seleção brasileira se mostrou superior. Primeiro venceu o Uruguai por 5 a 2. Contra a Ucrânia tivemos um jogo mais disputado e empate em 2 a 2. A classificação veio com uma goleada contra a Holanda, em vitória por 5 a 1.

Chegávamos assim a fase eliminatória da edição da Copa do mundo. O adversário foi a Rússia, em mais um duelo contra a escola europeia de futsal. Não teve jeito, o Brasil ganhou mais uma vez, e novamente por goleada. Com show de Tobias e Vander, os brasileiros derrotaram os russos por 6 a 2. A final foi contra a Espanha, os donos da casa, que estavam começando a criar um estilo importante dentro do futsal, que anos mais tarde traria títulos a eles. Mas não em 1996, em que o Brasil começou muito bem, já marcando dois gols, com Danilo e Choco, que fez um golaço ao driblar o defensor espanhol de maneira desconcertante. A Espanha diminuiu com Pato, em um chute desviado. Marcio aproveitou um rebote e fez o terceiro gol brasileiro. No segundo tempo os espanhóis diminuíram em um gol contra. Danilo fez de falta, mas novamente e Espanha diminuiu. Foi então que Vander apareceu e fez o quinto. Era incrível o quanto a Espanha batalhava e diminuiu mais uma vez. O gol vencedor do Brasil veio com Manoel Tobias, após uma jogada individual. A intensidade brasileira foi o fator que os fizeram campeões, com o placar final ficando em 6 a 4 para o Brasil, que foi campeão contra 17 mil torcedores espanhóis no ginásio. Manoel Tobias foi artilheiro e melhor jogador da Copa do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA