Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Neto foi craque?

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Quem assiste o programa esportivo "Os donos da bola" nas tardes semanais, já sabe que o apresentador Neto gosta de ser chamado de "Craque" Neto. Para quem nunca o viu jogar pode achar tudo isso estranho, mas quando ele mostra os seus lances antigos, vemos o ex jogador do Corinthians marcando gol de falta, gol olímpico, gol de fora da área. Com tantos momentos importantes vestindo a camisa dez do Corinthians, fica mais nítido o quanto ele foi um jogador diferenciado. Ainda assim, muitos dizem que ele fala demais, que era um jogador comum, e que fala demais. Em meio a tudo isso, temos que perguntar, Neto era mesmo craque?


Cresci ouvido falar que Neto tinha que ter jogado a Copa do mundo de 1990, e que o treinador Lazaroni injustiçou o camisa dez do Corinthians. Mas isso é mesmo verdade? O "Craque" começou a sua carreira jogando pelo Guarani, mas não teve um bom inicio em 1984, sendo assim emprestado para o Bangu do Rio de janeiro, onde acabou tendo uma boa atuação, ganhando boas indicações para  ir jogar no São Paulo, para mais tarde retornar ao Guarani. Foi nesse ano de 1988 que ele jogou muito bem, ganhando destaque no cenário nacional. Antes de voltar para a sua casa em Campinas, Neto conquistou o seu primeiro título com a camisa tricolor, o do campeonato Paulista de 1987. Neto ainda chegou a jogar no Palmeiras em 1988, sendo um dos destaques da equipe. O problema foi que ele acabou entrando em atrito com o técnico Leão, fazendo com que sua passagem pelo clube alviverde viesse a ter um final sem grandes lembranças.

Quando Neto chegou ao Corinthians em 1989, ele foi o grande destaque do time, conseguindo colocar o timão entre os campeões brasileiros. É aqui que muita gente começava a pedir Neto na seleção brasileira. A Copa do mundo aconteceu no meio do ano de 1990, mas a grande temporada de Neto foi no segundo semestre, após o torneio mundial de seleções. Lazaroni não ter chamado o "Craque" para a Copa acabou sendo normal, já que Neto só levaria o Corinthians ao título nacional meses depois. De fato, Neto foi o grande nome da equipe, sendo decisivo, e com a imprensa esportiva até mesmo o chamando de Maradona brasileiro, por conta do talento com boa parada e a sua luta constante com o seu peso. Depois do troféu do campeonato brasileiro, Neto viveu uma carreira de altos e baixos, e seguiu no Corinthians até 1993, quando passou a rodar em diversos clubes até o final de sua carreira. Durante esse anos ele jogou no Atlético-MG, Santos, Guarani e ainda teve um retorno ao Corinthians, antes de encerrar a carreira no Deportivo Italia da Venezuela. Mas e por fim, Neto era craque? Ao meu ver não. Neto foi um jogador comum, que teve um bom ano e venceu um Brasileirão em uma equipe de massa. Não temos tantas partidas em que ele foi o cara da equipe, não temos muitos anos dele no auge. Ou seja, Neto foi comum. Habilidoso com a bola parada, mas um jogador muito comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA