Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O primeiro título de Ayrton Senna em 1988

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Quando Ayrton Senna  chegou na Fórmula 1, muitos já o enxergavam com um futuro promissor, por conta de sua velocidade, talento e fome de vitórias. Dirigindo sua Lotus em temporadas anteriores, já havia mostrado que era um piloto forte. Quando ele foi contratado pela equipe McLaren, que possuía o melhor carro do grid, seria questão de tempo para que o brasileiro vencesse seu primeiro campeonato mundial. Ao seu lado, tinha o francês Alain Prost como companheiro de equipe, e esse seria um conflito que viria a acontecer em algum momento. O ano de 1988 representou o primeiro título do Senna, em um fim de temporada muito emocionante.


Um dos grandes triunfos da McLaren para 1988 eram os motores Honda, que fez com que o carro vermelho e branco dominasse a temporada. O ano começou no GP do Brasil, que acabou sendo frustrante para Ayrton, que mesmo conquistando a pole, acabou tendo problemas no carro, vindo alargar em último. Senna conseguiu ir até segundo, mas seu carro quebrou e a vitória acabou ficando com Prost. Em Ímola, Ayrton foi pole novamente, mas dessa venceu a corrida, sua primeira pela McLaren, de ponta a ponta. A prova em Mônaco era uma das favoritas do brasileiro, conhecido como o rei de Mônaco, mas dessa vez, de forma inesperada, Senna bateu o carro estando na liderança e Prost venceu, disparando assim na liderança do campeonato. Senna precisava de resultados no ano e o GP do México era a próxima etapa, onde conseguiu ficar em segundo, mas com nova vitória do seu companheiro francês. No GP do Canadá tivemos uma disputa entre Senna e Prost, com vitória do brasileiro. Em Detroit, Ayrton dominou a pista de rua e ganhou a prova. No GP da França, teve triunfo de Prost, com Senna em segundo. Os dois disputavam ponto a ponto o campeonato.

A temporada chegava na metade com o GP da Inglaterra, com chuva na pista tivemos emoções, com Prost abandonando e Senna ganhando a pista molhada, sua especialidade. A prova na Alemanha tivemos mais chuva, e mais uma vez, vitória de Ayrton. Na Hungria tivemos um duelo entre Prost e Senna, com ultrapassagens e disputa, mas com o brasileiro sendo vencedor e assumindo a liderança do campeonato. Uma nova disputa entre os dois pilotos da McLaren aconteceu no GP da Bélgica, com Senna ultrapassando o rival e vencendo em Spa. O GP da Itália houve abandono de Prost, mas Senna acabou batendo em um retardatário, com duas voltas para terminar ganhar a corrida. Na prova de Portugal já existia conflitos dentro da equipe entre os pilotos da McLaren, e com a vitória de Prost, assumia a liderança do campeonato. Ainda assim, por conta da regra de descarte de pontos, Senna seria campeão se vencesse o GP da Espanha. Prost queimou a largada, mas sem receber punição venceu a prova, enquanto Senna terminou em quarto lugar, e agora o brasileiro só precisava vencer no Japão para levantar o troféu. O problema é que havia pressão, já que o brasileiro não conseguia fechar o campeonato. Mais uma vez, Senna teve problemas com o carro na largada, mesmo largando na pole, tendo assim que fazer uma corrida de recuperação, passando seus adversários e por último Prost, ganhando em Suzuka, tendo assim seu primeiro troféu na Fórmula 1. O ano se encerrou no GP da Austrália com vitória de Prost, mas Senna já estava com o troféu de campeão nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA