Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Segunda Guerra mundial

domingo, 20 de julho de 2025

Alguns meses atrás em nossa seção de história falamos a respeito da Primeira Guerra mundial, e como os seus conflitos produziram muitas mortes e conflitos por vários países. Falar da Segunda Guerra mundial é algo ainda mais amplo, por ter envolvido um número maior de países e acontecimentos que marcaram uma época. Nesse texto trago um resumo do que foi esse evento, já que ele possui vários recortes que falaremos ao longo dos meses. Cada detalhe e cada momento dessa guerra possui a sua história peculiar. Para começarmos, a Segunda Guerra mundial começou em 1939, indo até o ano de 1945, tendo de um lado o nazismo alemão, o totalitarismo japonês e o fascismo italiano contra o resto do mundo.


A guerra era um conflito entre os Aliados contra o Eixo, com os três países citados anteriormente. Esse acabou sendo o conflito mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares envolvidos em toda guerra. A Alemanha acabou sendo o principal país inimigo, sendo liderada por Adolf Hitler, que tinha como ideologia o nazismo, em que apostava na supremacia branca, sendo contra todo o tipo de minorias. Quando os alemães invadiram a Polônia em 1939, os conflitos se iniciaram, ainda mais quando os nazistas resolveram invadir Paris, na França. Ao redor do mundo outras batalhas estavam acontecendo, como por exemplo o Japão que ataca a China e a Itália atacando a Etiópia. Os chineses chegaram a pedir ajuda para as outras nações, pois não tinha forças contra o Japão. A União Soviética, preocupada com a expansão alemã na Europa, entrou dentro da guerra, que produziram momentos marcantes, como um combate no meio do inverno russo, entre alemães e soviéticos. Até mesmo o Brasil se envolveu na guerra, mandando soldados para uma batalha na Itália.

Hitler espalhava o seu terror, ao matar diversas pessoas e também prendendo diversas pessoas em campos de concentração, que foi chamado de Holocausto, em que o comandante alemão matou centenas de judeus em seu plano maligno. Os Estados Unidos estavam fora da guerra, até o momento em que o Japão atacou a base de Pearl Harbor, matando diversos militares e destruindo diversas armas e veículos militares dos norte-americanos. A Alemanha enquanto isso já havia conquistado a França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. A Inglaterra resistiu e combateu fortemente a Alemanha durante esse tempo. Os Aliados começaram a ganhar força, com os Estados Unidos conseguindo conquistar ilhas japonesas, com os ingleses vencendo suas batalhas e os soviéticos vencendo tropas alemãs em meio a um forte e rigoroso inverno. A Itália não resistiu e acabou assinando a sua rendição, e os soviéticos invadiram Berlim, colocando fim na força da Alemanha. O Japão ainda era resistente a desistir, então os Estados Unidos lançaram o golpe final, ao bombardearem Hiroshima e Nagasaki com bombas atômicas, destruindo as cidades, matando pessoas e deixando muitas doentes. A guerra terminou assim em 1945, com a Europa destruída e precisando de reconstrução. Com isso, Estados Unidos e União Soviética acabaram assumindo o protagonismo mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA