Se Gloria Perez havia encantado o Brasil ao escrever a novela "O Clone", que fazia uma conexão entre Brasil e Marrocos, ela retornou no ano de 2005 para fazer uma nova ponte aérea, dessa vez, entre Brasil e Estados Unidos, trazendo também o country para dentro da principal faixa de horário da televisão nacional. A novela "América" buscava falar sobre o sonho de muitas pessoas, de poder atravessar o continente, indo morar nos Estados Unidos e vir a viver uma vida de sonhos. Esse era o grande desejo da protagonista, chamada Sol, interpretada por Deborah Secco, que queria ganhar a vida no país norte-americano, ainda que a forma de chegar fosse de forma perigosa, através da imigração ilegal.
Glória Perez buscou abordar alguns temas em seu roteiro, principalmente o perigo a respeito da imigração ilegal, que muitos fazem pelo México. Além disso, ela falou sobre diferenças sociais e a busca pelos nossos sonhos. A novela acabou sendo um sucesso de audiência, e contou com Murilo Benicio como protagonista também. Ele interpretou o peão de rodeio chamado Tião, que tinha o sonho de ser reconhecido internacionalmente. O caminho de Tião e Sol acabam se cruzando, e eles se apaixonam. Acontece que o casal passa por idas e vindas e diversos conflitos ao longo da trama, já que Sol segue com o desejo de ir para a América. O roteiro também nos apresenta outros núcleos e personagens, como por exemplo dos brasileiros que moram em Miami, como por exemplo o professor Ernesto, que tentando ganhar a vida levou a família para morar no exterior. Ele acaba sofrendo com perseguições por parte da Miss May, que toma conta de uma escola de crianças. O humor desse núcleo fica por conta das atrizes Claudia Jimenez e Guilherme Karam.
Temos também uma abordagem para os cegos, através de Jatobá, interpretado de forma excelente por Marcos Frota. Mesmo cego, ele vive uma vida feliz, enquanto que Maria Flor, a criança interpretada por Bruna Marquezine, vive escondida e privada pela sua mãe. O encontro entre Jatobá e Flor é libertadora para a criança. O núcleo dos peões traz Murilo Rosa e até mesmo Matheus Nachtergaele no elenco. Recheado de bons atores, a novela traz a presença de Humberto Martins e Edson Celulari. Ambos acabam tendo que lidar com problemas no casamento, e Celulari tem que lidar com a tentação de ter a personagem de Cléo Pires o rodeando. Seguindo a história principal, Sol acaba sendo deportada por duas vezes que tenta chegar aos Estados Unidos, mas na terceira vez consegue viver em Miami, onde conhece Ed, um veterinário americano interpretado por Caco Ciocler. Os dois começam um relacionamento, e a garota fica dividida entre Ed e o peão Tião. Após muito preconceito, May se vê apaixonada por um imigrante, mas termina sozinha e melhorando o caráter. Por fim, Sol retorna ao Brasil e para as sua raízes, escolhendo viver seu grande amor com Tião. O peão não vai a América, mas se torna campeão nacional. Mais maduros e conscientes o casal principal ficam juntos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário