Uma das mais gratas surpresas para mim foi conhecer o anime Nana. Já havia ouvido falar da obra, mas quando assisti o anime me apaixonei por todo o enredo apresentado na trama, que possui diversas mensagens, abordando assuntos variados. Sendo criado pela mangáka Ai Yazawa, o mangá Nana marcou uma época, bateu recordes de venda e conseguiu deixar saudade nos seus fãs. Nesse texto, vamos falar de cinco assuntos importantes tratados pela obra.
1-) Relacionamentos
Algo que gira em torno da vida das duas garotas chamada Nana, é a vida amorosa das garotas. Enquanto a Nana roqueira sofre com o amor por Ren, guitarrista de outra banda, a sua amiga de nome igual, que tem apelido de Hachiku, vive sendo jogada de um lado para o outro por suas emoções, pois não consegue se manter com uma pessoa, vivendo carente. Esse é um tema sério, pois quantas mulheres acabam sendo escravas de seus relacionamentos, ao serem enganadas por suas carências. Enfim, "Nana" reflete muito sobre o abuso emocional sofrido por mulheres em um mundo tão machista.
2-) Depressão
Esse é um tema muito importante, e que a autora Ai Ayzawa foca, talvez por conta de suas próprias experiências, já que um dos motivos da falta de continuidade de "Nana" é a sua saúde mental. Vemos Hachiku sofrendo muito por conta dos abandonos que sofre, e em parte do anime chega ao ponto alto, quando vê que aquilo que almejava vivendo em Tóquio foi tomado por uma série de decepções. Por outro lado, a roqueira Nana sofre com crises de ansiedade, devido a pressão pelo sucesso da banda, ao mesmo tempo que lida com seus conflitos com Ren.
3-) Amizade
O anime começa com o encontro das duas garotas chamada Nana se encontrando em um trem partindo para o mesmo lugar, Tóquio. As duas são completamente diferentes e nada diria que elas seriam amigas. Mas ao morarem juntas no mesmo apartamento, começa uma linda amizade entre elas. Quem nunca quis uma amizade assim? Com pessoas que você pudesse contar e ter um relacionamento sem máscaras. A amizade entre as duas garotas transcende, pois um grupo de amigos aumenta quando a banda Blast é formada, fazendo com que o apartamento de Nana vire um point para encontro entre eles.
4-) Música
Sim, a música é um tema presente em todos os episódios, já que Nana foi para Tóquio para tentar seguir uma carreira musical. Quando ela forma a banda Blast, somos apresentados aos dramas de cada um dos personagens, com os conflitos aparecendo quando a banda Trapnest, do baixista Ren, entra em cena. Acompanhamos assim a cena musical japonesa e como as duas bandas passeiam pelo sucesso e pela pressão. É mostrado de forma profunda como a mídia e a a indústria fonográfica lida com as bandas e seus integrantes.
5-) Gravidez
Outro tema importante e que deve ser mais discutido é a gravidez na juventude, ainda mais quando não se possui estrutura e rede de apoio para isso. A Hachiku acaba engravidando e não sabe como lidar com a situação. A gravidez atinge em cheio todos os personagens envolvidos com ela, já que não era algo esperado. Hachiku vê sua vida mudar, suas escolhas sendo alteradas, mas permanece com sua gestação, já que mais tarde vemos uma linha do tempo futura em que ela está com sua filha e amigos da banda. "Nana" traz esse assunto sério e importante para a sociedade.




Nenhum comentário:
Postar um comentário