O livro escrito por Domenico Starnone é uma viagem para dentro das relações humanas, se passando na Itália, mais precisamente na cidade de Nápoles e Roma, que cobre o fato de uma traição e abandono, quando o marido chamado Aldo resolve deixar sua esposa Vanda, entrando em uma aventura de amor com a linda e mais jovem garota chamada Lidia. Como toda boa história italiana, o livro é cheio de teor dramático, mas que mostra como um casamento pode passar por tantas turbulências ao longos dos anos. A obra é dividida em três partes, mostrando a visão de cada personagem sobre a trajetória da família. Primeiro temos a visão de Vanda, depois como Aldo enxergou tudo, e por fim, como os filhos Sandro e Anna enxergaram e viveram todo o contexto familiar.
Laços
segunda-feira, 14 de abril de 2025
Aldo e Vanda são um casal de idosos, e quem vê de fora, poderia ter certeza que são vitoriosos, por viverem um casamento perfeito. Partindo para uma viagem em casal, ficamos com pena do idoso, pois ele é enganado duas vezes, perdendo dinheiro. Mas é então que acompanhamos a história desse casamento, quando o livro começa descrevendo as cartas que Vanda enviava ao marido no período em que ele saiu de casa para se aventurar com Lidia. Nas cartas nós sentimos a dor de Vanda, pois ela teve que criar duas crianças sem o marido, ao mesmo tempo que era consumida pela dor, com a depressão entrando na mente dela, levando a mulher a quase se suicidar. A cada carta, Vanda cobra a presença de Aldo como pai, ao mesmo tempo que pede para que ele não venha frustrar Sandro e Anna. A segunda parte do livro mostra os motivos que fizeram Aldo se apaixonar por Lidia, e como largou tudo por esse amor. O que seria apenas algo passageiro acabou se tornando anos de romance, mas que com o tempo a insegurança do homem foi aumentando, já que Lidia crescia e se destaca cada vez mais.
Aldo teve sucesso financeiro e profissional, ganhou dinheiro e tentou esquecer o passado, porém, a culpa sempre o levava de volta para casa. Temos um momento chave do livro, quando Aldo vai ver seus filhos e almoça com eles. Uma conversa entre eles, sobre fazer laços no cadarço do tênis acaba sendo o único assunto em comum entre eles, algo tão simples e frio, mas que se torna o que liga o pai com os filhos. Voltando para o tempo atual, o casal de idosos retorna para casa e encontram tudo bagunçado, além do desaparecimento do gato de estimação, Lebes. Essa situação traz o passado de volta a tona, as dores que ficaram para trás ressurgem, com Aldo chegando a reler as cartas do passado de Vanda, que descobriu que o nome do gato significa "Vergonha", sendo assim uma mensagem sútil do marido para ela. O casamento continuou, mas com Aldo sendo anulado e Vanda guardando dores e mágoas. O mistério da casa bagunçada é revelada na parte final do livro, mostrando que foi Sandro e Anna que bagunçaram tudo, buscando informações sobre o passado tumultuado dos pais. Eles conversam sobre as dores e os traumas que sofreram por conta do casamento deles. Após revirarem tudo, Anna levou Lebes embora para si. O livro termina com a vida seguindo, mostrando que muitos casamentos continuam, mas cobertos de muitas dores e frustrações do passado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário