Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O tri campeonato de Nelson Piquet em 1987

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Quatro anos após ter conquistado o bi campeonato da Fórmula 1, o brasileiro Nelson Piquet se encontrava em uma nova etapa da vida, com uma nova equipe, agora dirigindo pela Williams, só que com a mesma fome de campeão que o levou a se destacar no inicio de sua carreira. Na temporada de 1987 vivíamos uma Era de ouro na Fórmula 1, com nomes coo Alain Prost e Ayrton Senna configurando entre os principais destaques, além de seu feroz companheiro de equipe, o inglês Nigel Mansell, também ser um adversário a ser batido. Piquet chegou na Williams em 1986 e já havia tido atritos com Mansell, mas foi em 1987 que finalmente o piloto brasileiro ganhou seu terceiro campeonato.


O principal desafiante de Nelson estava ao seu lado, era o leão inglês chamado Nigel Mansell, o que fez com que os dois pilotos viessem a disputar ponto a ponto, corrida a corrida, o primeiro lugar do campeonato. Acontece que a regularidade de Piquet ao longo do ano foi o diferencial para que ele conquistasse o título, mesmo vencendo um numero menor de corridas do que o seu companheiro. Nos bastidores Nelson ainda brigava com seu compatriota Ayrton Senna, que ganhava destaque no circuito, enquanto que mesmo sendo bi campeão mundial, Piquet não conseguia agradar a grande mídia. Para termos uma ideia, após sete GP disputados, Piquet não havia vencido nenhum deles, enquanto Mansell tinha vencido três corridas, Ayrton e Prost outras duas. Acontece que Nelson estava marcando pontos, chagando a alcançar por seis vezes a segunda colocação em várias etapas ao longo da temporada. A disputa com Nigel foi acirrada, nas pistas e fora delas, contando com intrigas, acidentes e muita rivalidade.

A Williams não era campeã desde 1982, e queria muito ser a campeã da temporada, montando um time forte para chegar no topo. A primeira vitória de Piquet veio apenas no GP da Alemanha, seguindo de outra vitória, no GP da Hungria. Nelson Piquet viria a ganhar apenas mais uma corrida na temporada, na pista da Itália, mas esse resultado já o colocava entre os favoritos para ser campeão. Bastava ao brasileiro, apenas administrar os pontos, não fazer loucuras e assim chegar com o maior número de pontos. Do outro lado, Mansell era impulsivo e acabou sofrendo acidentes e perdia pontos que poderiam ter lhe dado o troféu antecipado. Piquet ganhou mais pontos sendo terceiro colocado em Portugal e segundo no México. O GP do Japão seria o local onde tudo seria decidido e se esperava uma grande disputa entre os dois pilotos da Williams. Acontece que Mansell bateu forte no treino classificatório e acabou não disputando a corrida. Com isso, Piquet entrou em Suzuka já sendo campeão e apenas percorreu o circuito para no final se consagrar como tri campeão mundial da Fórmula 1. Muitos dizem que Mansell poderia ter corrida, mas não tinha psicológico e preferiu sair como vitima. Nelson não tinha nada com isso e se tornou o primeiro piloto brasileiro a vencer três vezes na Fórmula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA