Uma das seleções que mais deram orgulho e prazer de assistir era a do final dos anos noventa, com jogadores que vinham de um tetra campeonato e um vice mundial no ano anterior, com a polêmica convulsão do Ronaldo. Tudo agora era diferente, a começar pelo treinador, já que o comandante era Vanderlei Luxemburgo, o melhor técnico brasileiro naquele momento. Ele convocou um time muito bom, contando com as principais estrelas, Ronaldo, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos e o goleiro Dida. Outros destaques foram o atacante Amoroso, o jovem meio campista Alex e no banco, uma revelação nacional, Ronaldinho, que acabou sendo convocado após Edilson do Corinthians criar uma confusão na final do campeonato Paulista, fazendo embaixadinhas que gerou uma briga generalizada.
Copa América 1999, uma seleção estelar
quinta-feira, 17 de abril de 2025
Naqueles anos, o futebol brasileiro dominava a América do sul, então a estreia contra a Venezuela não poderia ser diferente, uma goleada do Brasil por 7 a 0. Amoroso mostrava o motivo de ser o principal atacante da Bundesliga, marcando duas vezes. Ronaldo também fez duas vezes, mas quem chamou a atenção foi Ronaldinho, que entrou marcando um golaço, dando chapéu no defensor antes de balançar as redes. A segunda partida foi contra o México. Amoroso abriu o placar e Alex fez um golaço chutando fora da área no triunfo por 2 a 1. Para encerrar a primeira fase, Ronaldo fez o gol da vitória de pênalti, ficando 1 a 0 contra o Chile. Dida ainda defendeu um pênalti dos chilenos. O Brasil passou de fase na primeira colocação, tendo a Argentina nas quartas de final. Em um jogão, os argentinos saíram na frente, mas Rivaldo empatou de falta e Ronaldo deu o gol da virada brasileira. Novamente, Dida pegou um pênalti que garantiu a classificação do Brasil para a semi final.
Na próxima fase, o desafio seria novamente contra o México, que era uma equipe que sempre fazia um jogo duro contra o Brasil. Já sabendo o estilo de jogo dos mexicanos, a seleção brasileira jogou melhor e abriu o placar com Amoroso aproveitando um rebote na trave para empurrar a bola ao gol. No segundo tempo, Rivaldo chutou colocado de fora da área, dando vitória ao Brasil por 2 a 0. A final foi disputada no estádio paraguaio Defensores Del Chaco, entre Brasil e Uruguai. Os uruguaios colocam a sua esperança no atacante Zalayeta. O Brasil foi superior desde o começo, abrindo o placar com Rivaldo de cabeça. Depois o próprio Rivaldo fez dando um toque na saída do goleiro. Por fim, Rivaldo fez um lançamento sensacional para Ronaldo, que chutou forte no ângulo do goleiro uruguaio. O Brasil venceu por 3 a 0, vencendo a Copa América de forma seguida, já que havia vencido em 1997. Ronaldo e Rivaldo foram os artilheiros do torneio com cinco gols, e o camisa dez foi escolhido o craque do campeonato, que o ajudou a ser o melhor do mundo da temporada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário