Chegamos no quinto presidente do Brasil, que governou o país entre os anos de 1902 e 1906, que apostou em modernizar a nossa nação, principalmente a capital Rio de Janeiro. Em busca de trazer um novo tempo para o Brasil, Rodrigues derrubou diversos casarões antigos, para iniciar diversas avenidas. Ele também atuou no combate de doenças tropicais e saneamento básico, e para evitar problemas, acabou por fixar os limites do território nacional, por meio de ações diplomáticas. Era nítido que o Brasil do século vinte precisava se modernizar, e quis fazer do Rio de Janeiro o cartão postal, já que era na capital que desciam os estrangeiros para o país tupiniquim.
Antes de assumir a presidência do Brasil, Rodrigues Alves já vinha de uma vida pública na politica, começando por ser governador de São Paulo por três mandatos. Atuando como advogado, Alves iniciou sua vida pública sendo vereador, Deputado provincial, Deputado geral e em seguida federal, antes de governar em São Paulo. Com tanta experiência ao seu favor, Rodrigues Alves era um ótimo nome para assumir a principal cadeira do país. Sendo apoiado pelo presidente Campos Sales, não teve muitas dificuldades para ganhar assumir o posto, mesmo com seu vice presidente falecendo antes da posse, sendo substituído por Afonso Pena. Quando assumiu o governo brasileiro, o Rodrigues Alves se inspirava muito na França, e foi os franceses que serviram de modelo para que ele viesse a melhorar a estrutura carioca, assim como também erradicar a sujeira que trazia diversas doenças pelo país. Com ele, a rede ferroviária brasileira também cresceu bastante.
Rodrigues Alves dizia que as forças econômicas do Brasil não poderiam ser eficazmente ativadas enquanto a capital da república não fosse um centro de poder, beleza e saúde. O Rio de Janeiro era chamado de tumulo de estrangeiros, devido as doenças tropicais, mas Rodrigues Alves investiu para que a cidade maravilhosa fosse a apresentação do Brasil para o mundo. A vacinação obrigatória para os brasileiros foi o triunfo para a erradicação de doenças. Toda mudança gera protestos, e os mais pobres não gostavam de como a expansão e modernização funcionava, pois os levavam para as beiras da cidade. Foi em seu governo que o Rio de Janeiro se tornou a cidade maravilhosa da qual conhecemos hoje. Contra o seu governo, pesou a questão da Oligarquia cafeeira, da qual Rodrigues Alves fez parte. Eles eram um grupo de proprietários de terras que dominou o Brasil entre 1894 e 1930. Apesar de algumas turbulências, Rodrigues Alves acabou se reelegendo novamente para ser presidente do país em 1918, mas infelizmente acabou falecendo devido a gripe espanhola, não conseguindo ser o primeiro candidato a ter dois mandatos na presidência do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário