Um dos maiores motivos de nosso sofrimento na vida é porque lutamos contra aquilo que acontece em nossa vida, ainda mais de situações das quais não temos controle. É difícil aceitar momentos ruins, mas eles existem, não tem jeito. As vezes as coisas não saem como queremos, batemos o carro, erramos em uma frase, perdemos a hora, e o que esperávamos as vezes não acontece. E o que fazer? Devemos ficar chorando? Certa vez ouvi a frase que a vida não é sobre o que acontece conosco, mas sobre como reagimos com aquilo que acontece em nossa vida. A nossa resposta vale mais do que o acontecimento. Mas tenho aprendido a não lutar contra o que não tenho controle, porque a vida é o que é.
Sempre me estressei por coisa banais, como um objeto que quebrava, quando alguém mexia em algo meu ou quando alguém não aparecia em uma reunião que marcava. Com o tempo, fui percebendo que isso só e causava stress, mal estar e angustia. E isso mudava a situação? Não, nunca mudou um fio daquilo que estava acontecendo. E é exatamente isso, as nossas preocupações não movem um centímetro do mundo. Gosto de uma passagem bíblica em que Jó esta sofrendo e Deus aparece a Ele. Então o Senhor pergunta para Jó onde ele estava quando o Criador criou o universo. Ou seja, os sentimentos e circunstâncias que Jó vivia não iria mudar nada. Porque as coisas são o que são e como são. Precisamos aprender a viver tanto em dias de sol como e dias de chuva. Isso nos traz paz. não digo que você deve aceitar a dor, aceitar a injustiça. Não é disso que estou falando. O que devemos entender é que o que não pode ser solucionado, então já esta solucionado. Se o problema tem solução, descanse, porque tem como resolver. Mas se a situação não tem jeito, para que sofrer? Não tem jeito e é isso.
Pois bem, acredito que as coisas são como são. Esqueceu a chave e tem que voltar para casa? Pois é, isso mesmo, volte e pegue a chave. Não adianta brigar com a esposa, com os filhos. Está em uma divida? Qual o sentido de ficar sofrendo por isso, perdendo a sua paz? O banco está rico, ninguém vai te matar pela divida, então relaxe. Existe uma divida, e é isso. Agora é ver como pode pagar. E em relação aos relacionamentos? Ah, você não gosta daquela pessoa, acha ela chata e não concorda com ela. Mas a pessoa é assim mesmo e você não vai e nem tem que mudá-la. É o que é. Parece meio estoico não é mesmo? Mas não, é apenas um estilo de vida que podemos treinar, aceitando as coisas que acontecem na nossa vida. Você não tem controle em relação a uma enfermidade, mudanças, relacionamentos. Você tem controle em como você lida com tudo isso, e basta. Sua saúde mental agradece, suas emoções agradecem. Se no seu cargo vive pressionado, não fique. Não queira mudar pessoas ou situações, isso é gastar energia a toa. A vida é o que é. Assim como você não controla o inverno e o verão, também não tem controle sobre a vida e seus ventos. Um dia de cada vez, é a melhor maneira de se viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário