Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Operação Lava Jato dez anos depois

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Parece que foi ontem que a operação liderada pelo juiz Sérgio Moro causou um rebuliço na politica nacional, onde finalmente conseguimos ver a corrupção sendo punida e muitos políticos, entre eles, Lula, sendo presos. A operação teve inicio no dia 17 de março de 2014, visando apurar uma grande lavagem de dinheiro e muitas propinas, que acabou ganhando o nome de Petrolão. Enquanto as prisões eram sendo feitas, muitos acusados participaram das famosas delações premiadas, fazendo com que assim outros envolvidos viessem a também serem presos e acusados. Muita gente grande acabou sendo acusada, como por exemplo o ex governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o ex ministro da fazenda Antonio Palloci e Guido Mantega, culminando no já citado, o atual presidente, Luis Inácio Lula da Silva. Sérgio Moro acabou sendo a grande bandeira e nome da operação Lava Jato.


Em 2014, Sérgio Moro montou uma equipe com diversos procuradores para cuidar do caso, incluindo nomes como o de Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima. Inicialmente a operação chegou a encontrar fraudes dentro da Petrobras e diversos faturamentos em muitas obras públicas. A cada prisão que acontecia, mais o buraco ia ficando mais fundo, com mais corrupção sendo encontrada dentro do governo. Um dos pontos mais importantes da investigação foi quando Lula foi colocado para depoimentos, e tivemos grandes embates entre ele e Moro, até que o politico foi preso em São Bernardo do Campo, em um dos momentos mais históricos da politica nacional. Por fim, a operação Lava Jato trouxe prêmios internacionais para os envolvidos e aumentou a visão politica da população, pois o brasileiro não era muito bem informado sobre o que acontecia no mundo politico do país. Mas estamos no Brasil não é mesmo? E o que parece ser certo acaba ganhando novos episódios que fazem com que tudo pareça que foi errado. E foi exatamente o que ocorreu com a Lava Jato, que veio a se tornar a Vaza Jato, com toda operação perdendo a sua credibilidade com o passar dos anos.

Dizem que quem lidera o povo consegue controlar as informações. Pois bem, quem imaginaria que Lula, que estava preso durante a operação, iria vir a se tornar presidente do Brasil novamente? Isso é o Brasil meu amigo. A operação foi desmontada em 2021, e desde então, acusações foram desfeitas e a operação acabou perdendo a sua força. Conversas entre Sérgio Moro e sua equipe acabaram sendo vazadas, e com isso foi mostrado que havia um interesse pessoal do juiz contra Lula, anulando assim a credibilidade da investigação. O portal The Intercept foi o responsável por trazer o vazamento das conversas. Quando Moro deixou de ser juiz para integrar o governo de Jair Bolsonaro, foi visto que ele sempre quis algo com a Lava Jato, no caso, fazer parte do STF, o que nunca acabou acontecendo. Muitas acusações acabaram sendo desfeitas, inclusive de Sérgio Cabral. Parece que tudo o que foi provado perdeu o valor, parecendo que as acusações feitas foram erradas. Com isso, deu a entender que tudo o que foi realizado foi um erro, e nomes domo Moro e Dellagnol estavam errados. Lula inclusive é presidente do país, e caiu no esquecimento sua prisão e os motivos dela. A Lava Jato era para ter sido a operação que iria limpar o país, mas agora, dez anos depois, não tem o valor que merece e quando se fala nela, muito é dito sobre interesses pessoais, esquecendo-se de que as acusações eram verdadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA