Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Gran Turismo, dos games para a vida real

terça-feira, 5 de novembro de 2024

O jogo Gran Turismo foi lançado em 1997, apresentando um simulador de carros, onde seus jogadores poderiam dirigir carros verdadeiros nas grandes pistas de corrida do mundo. Isso fez com que o game se tornasse um sucesso, com a Sony espalhando o jogo por todo o mundo. Me lembro de ter jogado muitas vezes no Playstation 1 e 2 as mais diversas versões do Gran Turismo, me divertindo bastante. Acontece que outras pessoas jogavam em um nível mais alto, guiando os carros em simuladores com volantes e câmbios. Isso fez com que torneios de Gran Turismo acontecessem de forma virtual. É aqui que chegamos no roteiro do filme, que nos conta a história real de um jogador que saiu do virtual para dirigir carros de verdade em alto nível de competição.


Quando foi anunciado o lançamento do filme, não sabíamos qual seria o tema, já que o jogo em si não possui roteiro, sendo o que de fato ele é, um game de simulador. O que não saiamos é que existe uma história fascinante envolvendo Gran Turismo, a respeito de um fã que era muito bom no game, mas que acabou se tornando um piloto profissional. O protagonista se chama Jann, que é um jovem que conseguiu se destacar de forma on line, sendo um dos melhores pilotos de simulador do jogo. Com isso, foi convidado a integrar um projeto que queria provar que o Gran Turismo poderia produzir um piloto profissional. Tudo isso é organizado por Danny Moore, interpretado pelo ator Orlando Bloom, que convida o ex piloto Jack para guiar os jovens pilotos do Gran Turismo. A primeira etapa do filme nos mostra exatamente isso, o treinamento dos garotos, que leva Jann a ser escolhido como representante do projeto junto com a Nissan. A trama busca misturar as corridas e a condução do carro com efeitos dos jogos, que acaba sendo uma união muito boa. Mesmo desacreditado pelo pai, Jann consegue se destacar guiando um carro de corrida verdadeiro.

Buscando ter uma licença da FIA, a equipe GT coloca Jann para pilotar pelas provas que podem levá-lo a conseguir a autorização, caso fique no mínimo na quarta colocação de uma das etapas, seguindo o mesmo roteiro do game. Jann tem dificuldades e preconceitos dos pilotos profissionais, mas finalmente consegue alcançar a meta e a licença da FIA, indo até mesmo ao Japão para conhecer o criador do jogo Gran Turismo. O segundo ato do filme termina com um acidente gravíssimo na pista da Alemanha, com Jann voando com seu carro para fora do circuito. Com o projeto sendo perseguido e podendo ser anulado, Danny bisca provar que jogadores de simuladores podem pilotar carros verdadeiros. Ele convida mais dois pilotos e junto com Jann partem para as 24 horas de Le Mans, com o alvo de conseguirem ir ao pódio. De forma emocionante vemos Jann provando que o simulador não é ruim, mas que pode sim produzir bons pilotos. Seguindo as habilidades que conseguiu no Gran Turismo, ele segue uma outra linha dentro da pista e assim ele leva sua equipe para o pódio em Le Mans. O interessante é que tudo isso é uma história real, e hoje em dia o Gran Turismo possui uma escola de pilotos, e em contrapartida, pilotos profissionais, como Lewis Hamilton e Max Verstappen, fazem uso de simuladores para treinarem para suas provas da Fórmula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA