Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Por que a frustração de Vinicius Junior também é a nossa decepção

domingo, 3 de novembro de 2024

Nessa semana foi realizada a premiação da Bola de ouro, que premia o melhor jogador de futebol do mundo. Todos já esperavam que o brasileiro Vinicius Junior seria o grande vencedor, já que o craque do Real Madrid foi o protagonista do time na conquista da Champions League, além de estar atuando muito bem nessa atual temporada. O que ninguém esperava era que no dia da premiação uma notícia surpreendesse a todos, onde toda a delegação do Real Madrid não estaria indo a premiação, pois Vinicius Junior não seria premiado, e sim o volante Rodri, do Manchester City. Essa possibilidade acabou caindo como uma bomba para todos, produzindo revolta e decepção coletiva. Mas por que será que a frustração de Vinicius se torna também uma frustração para nós?


Quando li que o brasileiro não seria premiado, também fiquei chateado e sem conseguir acreditar que isso realmente estava acontecendo. Ver Rodri, que não é um mal jogador, receber a Bola de ouro, me pareceu que as coisas estavam erradas nesse mundo. Como que o jogador mais artístico e habilidoso não conseguia levar o troféu? Isso é um absurdo para os amantes do futebol, compartilhado por muita gente. Foi possível vermos pessoas gritando o nome do Vini antes do anúncio do vencedor, e algumas vaias para a vitória de Rodri. A última vez que um jogador brasileiro ganhou a Bola de ouro foi Kaka, em 2007, e desde então não temos um vencedor do nosso país. Era um momento de festa e isso nos foi tirado, de forma injusta. Fiquei pensando no próprio Vinicius Junior, que se esforçou tanto na temporada, ser deixado de lado. Me surpreendi ainda mais com a força dele, ao dizer que vai fazer ainda mais para provar o seu valor. Mas o que mais ele tem que fazer para merecer a Bola de ouro? Cansa só de pensar. Anda falando sobre premiações, ainda existe a esperança dele vencer o The Best da FIFA, mas como Cristiano Ronaldo disse, essas premiações perderam a sua credibilidade faz tempo.

Mas o que a decepção do Vini fala das nossas próprias decepções? Me peguei pensando nisso, quantas injustiças podemos sofrer ao longo da vida, e ficarmos também chateados após tanto esforço. Talvez por isso que muitos se identificam com o que Vinicius Junior sofreu. Muitos brasileiros passam por preconceito fora do seu país e até mesmo por sermos de uma nação de terceiro mundo, um nome bem estranho, que quando paro para pensar, os europeus sempre os colocaram para baixo. Em um mundo euro centrista, é normal para eles que Rodri vença e não um brasileiro preto e que luta contra o racismo no futebol. Me lembro de certa vez ter feito uma entrevista para uma vaga de emprego, e considero que fui muito bem, pois me comuniquei de maneira correta e era o melhor candidato para a vaga. Mas a minha decepção veio quando uma menina que estava passando mal acabou ficando com a vaga. Nada me tira da cabeça que tudo já estava armado antes do início da entrevista, me deixando revoltado com isso. É comum isso acontecer em nossa vida, e infelizmente temos que nos acostumar com esse tipo de armação. O brasileiro sente a decepção de Vini porque sofre todo dia com tantas injustiças, ficando fácil entender a dor de quem se esforça e busca fazer o seu melhor, para no fim não ser reconhecido. Todos já passamos por isso, nas mais diversas áreas da vida. A melhor maneira de lidarmos com isso é buscar forças e seguir em frente, pois no fim, haverá recompensa para aqueles que não desistem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA