Chegamos ao final da discografia da banda inglesa, em que vimos que começaram com um estilo de letras mais comerciais, mas com o passar dos anos acabaram crescendo, tanto de forma instrumental como também em relação as letras apresentadas. Apesar de ter sido o último lançamento dos Beatles, o disco foi gravado antes mesmo de "Abbey Road". Acontece que como as gravações foram turbulentas, os integrantes pararam e retornaram para fazer algo melhor no "Abbey Road". Ainda assim, o disco estava pronto, e faltava lança-lo. Isso aconteceu em 1970, quando os Beatles já haviam encerrado a parceira entre os membros. As canções possuem um tom mais rock, e para mim é uma das melhores produções dos Beatles, fechando muito bem o ciclo musical da banda.
Tudo começa com a música 'Two of us", que é agitada e tem um estilo country, que traz diversos dedilhados de violão e mudanças de tom ao longo da canção, passando a ser mais romântica. Ela é cantada por Lennon e McCartney, e letra fala sobre a parceria entre os dois, falando da jornada de sucesso e turbulências entre eles. Em seguida, temos "Dig a pony", que é mais leve, mas com ótimos solos de guitarra de George Harrison. Lennon a canta fazendo referencias a diversos departamentos de policia e inteligência americana. "Across the universe" é lindamente cantada por Lennon, com apenas voz e violão, possuindo uma linda melodia, sendo mais poética, ao falar sobre a busca de paz e compreensão sobre as coisas do universo. George Harrison canta "I me mine", que traz tons românticos, mas faz uma critica ao egoismo humano e a possessividade humana. A canção mais conhecida do disco é "Let it Be", cantada por Paul, com piano e voz, e uma letra que traz uma mensagem de esperança.
O disco segue com um rock muito bom cantado por Paul McCartney e Lennon, chamada "I've got a feeling" sendo uma junção de letras inacabadas. A parte de Paul é mais otimista, enquanto que a cantada por Lennon é mais sombria e baseada em fatos reais da sua vida. Gosto muito da guitarra e do tom mais rock and roll. De forma mais nostálgica, a dupla Lennon e Paul cantam juntos "One after 909", que é animada e traz o country rock de volta ao disco. "For you blue" é cantada por Harrison, que aumentou sua contribuição com a banda, em um blues com uma letra de declaração de amor a sua esposa. McCartney volta ao vocal em "The long and winding road", que é romântica, falando sobre o amor perdido e o fim de um relacionamento. O álbum termina com a música "Get Back", um rock country cantado por McCartney, falando sobre imigração e voltar para casa. Se encerra assim a discografia dos Beatles, concluindo com uma produção que fez bastante sucesso e marcou uma geração.


Nenhum comentário:
Postar um comentário