Quando falamos sobre os torneios mais difíceis do mundo, logo falamos que o campeonato Brasileiro é o mais disputado do mundo, pois é o único torneio que começa com mais de cinco clubes que podem ser consideradas favoritas. Se na Série A é assim, imagine só a Série B, que é uma guerra a cada rodada, onde os clubes lutam nos mais variados gramados, rodando pelo país em busca do acesso. Em uma rodada o time pode estar na primeira posição, mas na outra fora da zona de acesso. Essa é a Série B nacional, que acaba de ter sua edição de 2025 encerrada, tendo a equipe do Coritiba campeã, além de resgatar o Atlético-PR, Chapecoense e o Remo para a primeira divisão nacional.
O Coritiba não era a equipe favorita ao título, ainda mais vindo de um vexame na Série A, quando em 2024 fez uma das piores campanhas de sua história, mesmo sendo um SAF, sem conseguir bons resultados. Também se engana quem pensa que a equipe alviverde mostrou o melhor futebol da empoada, longe disso. O Coritiba teve o pior ataque do campeonato, com apenas 39 gols marcados. Mas a torcida pouco se importava com isso, e o time aprendeu a jogar a Série B. O objetivo não era jogar bonito, era ter bons resultados, marcar pontos e voltar para a primeira posição. No saldo final, o time coritibano conseguiu fazer 68 pontos, três a mais que o seu rival Atlético-PR. Se o ataque não era bom, a sólida defesa garantia as vitórias, além do Coritiba ter apostado em jogadores da base, como por exemplo o goleiro Pedro Morisco. Ainda que não seja tão glorioso, é a terceira vez que o Coritiba é campeão da Série B.
Nesse ano todo torneio da segunda divisão acabou sendo bastante disputado, onde havia momentos onde tudo poderia acontecer e qualquer time entre a primeira e decima colocação poderiam conseguir acesso. Para termos uma ideia, o Remo que havia começado muito mal, acabou conseguindo a quarta colocação apenas na última rodada. Por outro lado, o Novorizontino segue sua peleja, e pelo terceiro ano seguido acaba ficando de fora por pouco, perdendo sua chance na última partida. A Chapecoense, que passou por uma grande tragédia na sua história, retorna para a primeira divisão de forma heroica. O Criciúma e o Goias, que ficaram por boa parte do ano entre os quatro primeiros, no último momento acabaram por ficarem de fora. Para 2026 teremos dois clubes grandes de volta, o Coritiba e o Atlético-PR, mas também o retorno de dois clubes que fazem parte da história do nosso futebol, a Chapecoense e o Remo. Apesar das comemorações e do acesso, é no próximo ano que veremos a realidade de cada um desses times, pois sabemos que na Série A as coisas são diferentes, e muitos clubes que sobem, acabam retornando para a Série B nos dois anos seguintes.


Nenhum comentário:
Postar um comentário