Apesar de um novo ano, a categoria ainda respirava os efeitos da polemica temporada anterior, pois Ayrton Senna ainda não tinha sua participação garantida. A dúvida se estendeu por meses, até que nos momentos finais houve uma carta de Senna se retratando e o seu nome inscrito para a disputa em 1990. A principal mudança era que o francês Alain Prost estaria correndo de vermelho pela equipe Ferrari, que acabou sendo a equipe que rivalizou com a McLaren ao longo das provas. A primeira corrida do ano acabou sendo nas ruas de Phoenix nos Estados Unidos. Após largar na quinta posição, o brasileiro se recuperou durante a prova e foi passando os adversários, e ao passar Jean Alesi, acabou vencendo a primeira corrida do ano, mostrando que Senna estava muito a fim de ser campeão.
Fórmula 1 1990- O bi campeonato de Ayrton Senna
quinta-feira, 13 de novembro de 2025
A corrida no Brasil trouxe protestos do povo brasileiro contra o chefe da Fórmula 1, Balestre. Na pista, Senna estava liderando, até que bateu em um piloto japonês, caindo assim para a terceira posição, enquanto via Prost vencer no seu território. NO GP de San Marino o brasileiro acabou ficando de fora quando viu seu pneu furar, mas mesmo sem vencer ainda estava na liderança do campeonato. A recuperação do brasileiro veio onde ele amava correr, em Mônaco, onde ele venceu de ponta a ponta e chegou a colocar uma longa distância do segundo colocado em certo momento da corrida. A corrida no Canadá foi debaixo de chuva, um piso em que Ayrton gostava de correr, vindo a vencer sem problemas. O carro da Mclaren acabou deixando Senna na mão no GP do México, com mais uma quebra, e quem acabou vencendo foi a Ferrari de Alain Prost. Correndo em casa, na França, vimos uma outra vitória de Prost, com o carro de Ayrton quebrando mais uma vez. As coisas começavam a ficar mais difíceis para Ayrton, após rodar no GP da Inglaterra, e ver Prost ficar em primeiro, além de assumir a liderança da temporada.
O piloto brasileiro voltou a vencer no GP da Alemanha, com Senna conseguindo fazer uma ótima ultrapassagem para vencer. Na Hungria tivemos a melhor corrida do Ayrton no ano, com ele fazendo uma corrida de recuperação, saindo do décimo segundo lugar para a segunda posição, enquanto que Prost quebrava o carro. Era a recuperação do brasileiro, reassumindo a liderança do campeonato. A corrida na Bélgica foi repleta de problemas e com três relargadas, que Senna soube lidar com cada uma delas para vencer com onze segundos a frente de Alain. Senna vinha de anos difíceis correndo na Itália, mas nessa temporada ele conseguiu vencer em Monza, a casa da Ferrari. A prova e Portugal terminou com uma bandeira vermelha e vitória do inglês Mansell, que também pilotava pela Ferrari. Senna poderia ser campeão antecipado se vencesse na Espanha, mas mesmo largando em primeiro, acabou tendo o carro quebrado, abandonando a prova, e a vitória ficou com Prost. O ano terminou no GP do Japão, onde Senna decidiu se vingar do ocorrido em 1989. Já na largada, na primeira curva, lançou seu carro contra Prost e os dois saíram da pista. Com isso, Ayrton Senna garantia o bi campeonato, deixando Prost furioso com o ocorrido. A temporada se encerrou no GP da Austrália, em que Senna bateu o carro, e a vitória ficou com Nelson Piquet. Após uma guerra contra a FIA, o título de Ayrton Senna teve um gosto muito especial para o piloto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário