Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Fome de poder, a história do McDonald's

terça-feira, 11 de junho de 2024

Uma das redes de fast food mais famosa do mundo se chama McDonald's, com seu lanches que fazem sucesso em muitos lugares ao redor do planeta. No filme "Fome de poder", acompanhamos a origem de como a lanchonete se iniciou e como veio a se tornar uma potencia, ultrapassando o território americano. O roteiro é uma aula de empreendedorismo e vontade de se tornar grande. Claro que as motivações do personagem principal são colocadas para avaliação, onde alguns vão concordar e outros desaprovar as atitudes de Ray Kroc, o homem que fez do restaurante um sucesso mundial. Para interpreta-lo, o ator Michael Keaton foi escolhido para dar vida ao personagem, em uma atuação muito boa.


Existe muitas polêmicas, com uma história de trapaça e algumas decisões questionáveis envolvendo a rede de fast food, mas é inegável o avanço do McDonald's em todos esses anos. Através de Ray, o restaurante deixou de ser uma rede local para dominar o mundo. O filme nos mostra que isso não foi nada fácil, buscando mostrar que Kroc foi uma homem de visão e muito desejo de poder avançar e crescer Tudo começa com os irmãos Richard e Maurice McDonald, que viviam no sul da Califórnia, sendo donos de um restaurante com um conceito diferente dos demais, vendendo produtos com um preço menor, mas de forma rápida. Nascia assim o famoso nome "fast food", que seria algo como comida sendo feita de forma rápida, para matar a fome das pessoas que queriam comer algo rapidamente. Eles começaram a jornada em 1937, para anos depois erguerem uma letra M gigante, inaugurando assim o restaurante McDonalds. Tudo mudou quando Ray Kroc, que vendia maquinas de Milkshake, os encontrou e viu ali uma oportunidade de negócio lucrativo.

Quando Ray Kroc percebeu a máquina que Richard e Maurice tinham nas mãos, com o seu tino para negócios, quis se tornar um representante comercial da marca. Já em 1955, Ray começou a vender licenças do McDonald's, começando a espalhar o restaurante para vários locais do país, levando o sucesso ser estrondoso nos Estados Unidos. Apesar de uma visão avançada de Kroc, os irmãos McDonald eram pessoas simples, que queriam apenas conquistar um milhão de dólares antes dos cinquenta anos. Ambicioso, Kroc fez o acordo que lhe garantiu o sucesso empreendedor. Ele fez com que a dupla vendesse a parte deles, cedendo uma participação de lucros. É aqui que a trama nos mostrou o grande conflito. Pois apesar dos irmãos ganharem um milhão, eles nunca receberam a participação de lucros, por Ray nunca colocou isso em papel, e ganhando tanto dinheiro, não se viu obrigado a pagar os McDonald. Ray Kroc alavancou a rede de restaurante a nível mundial, pois agora tendo liberdade total para decisões, fez as melhores escolhas, transformando o pequeno restaurante da Califórnia na maior rede de fast food do mundo. Michael Keaton da um show de interpretação, mostrando toda a ambição e vontade de vencer do persoagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA