Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Devorador de estrelas

segunda-feira, 17 de junho de 2024

O escritor Andy Weir é conhecido por escrever muito bem suas tramas envolvendo o Espaço e a ficção cientifica, como já havia mostrado no sucesso de "Perdido em Marte". Dessa vez ele volta com o mesmo ambiente envolvendo o Espaço, um astronauta solitário e uma missão onde esta em jogo a vida na Terra. Diferente do livro já citado, em "Devorador de estrelas" não temos uma pessoa fria e que sabe lidar com todos os problemas. Nada disso, aqui temos o protagonista chamado Ryland Grace tendo que lidar com suas emoções, medos e frustrações, enquanto tenta sobreviver e também salvar o seu planeta. Apesar de um inicio de livro bem cansativo e difícil de entender, a obra se torna muito envolvente, nos mostrando que havia um sentido de tudo começar tão nebuloso, até entendermos o que de fato esta ocorrendo.


A história começa com o astronauta Grace acordando de um coma induzido dentro de uma nave vinda da Terra. Ele de inicio não entende o que esta acontecendo, até que aos poucos a sua memória vai voltando. É então que seguimos a mente do protagonista, pois o livro mostra os acontecimentos atuais, mas também o passado  como Grace chegou até o Espaço. A Terra começou a sofrer com uma destruição aos poucos, por causa de uma molécula chamada Astrofágios, que esta destruindo toda  a vida em nosso planeta. A única maneira disso ser resolvido é uma missão até Tau Ceti, bem longe de nosso sistema espacial, para que uma missão de apenas ida, possa trazer a solução para a Terra. O problema é que quando acorda, Grace percebe que ele foi o único sobrevivente, já que os outros dois astronautas morreram no caminho. Em uma solidão em saber como resolver os problemas, Grace acaba tendo contato com outra nave, vinda do planeta Erída, onde um estranho alienígena que se comunica em outra linguagem, chamado Rocky diz que seu planeta também esta sofrendo com o mesmo problema da Terra. É interessante como Grace passa da desconfiança para uma amizade com Rocky, onde aos poucos os dois aprendem a se comunicar e passam a saber mais sobre o estilo de vida do outro.

Quando vamos entender o passado, descobrimos que na verdade, Grace era apenas um professor, que acabou se envolvendo na missão para salvar a Terra, através da construção da nave Hail Mary. O protagonista nunca quis ir nessa missão suicida, mas acabou sendo obrigado a entrar a bordo da nave, quando o astronauta escolhido morre. Quando Grace se lembra de tudo, percebe o quanto foi covarde por não querer salvar a Terra. Rocky consegue ajudar, dando combustível ´para Grace voltar para a Terra após conseguirem as moléculas que eliminariam os atrofágios tanto em Erída como em nosso planeta. O problema é que no caminho de volta, Grace percebe que ele e Rocky não vão conseguir chegar ao destino, devido a sobrevivência das moléculas dentro das naves. É então que Grace toma uma decisão corajosa, mandando a salvação para a Terra em uma nave e voltando para salvar Rocky, a deriva no Espaço sem combustível. É muito emocionante ver o sacrifício que o protagonista faz pelo amigo, mesmo sabendo que isso custaria a sua vida. Após salvar Rocky, ambos partem para Erída, que acaba sendo salva da destruição devido a ajuda de Grace. Alguns anos se passam e vemos que os Eridianos mantiveram Grace vivo no planeta deles, e a Terra acabou sendo salva através da nave enviada por Ryland. Já velho, Grace fica feliz por ter feito a diferença, mas escolhe não retornar para Terra, pois vez verdadeiros amigos em Erída. além de ser professor dos pequenos Eridianos. "O devorador de estrelas" é um livro comovente e tocante, falando sobre sacrifícios e entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA