Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os Agentes do destino

terça-feira, 25 de junho de 2024

Um dos filmes que mais gostei se chama "Agentes do destino", nem tanto por conta de atuações ou por causa do seu roteiro, apesar que é por conta dele que a história me chama a atenção. Quando assisti o filme, lançado em 2011, estava vivendo uma época de muitas mudanças de mentalidade, mais leituras e conhecimento das coisas que ocorriam ao meu redor. Bem, estava em um tempo muito filosófico da minha vida, com meus vinte e quatro anos. "Os agentes do destino" acaba tratando desse tipo de assunto, sobre livre arbítrio, sobre termos ou não uma vida onde tudo já esta determinado. Com um enredo desse e contando no elenco com nomes como Matt Damon e Emily Blunt, a produção foi uma das melhores tramas já apresentada.


O filme é baseado em um conto escrito por Philip K. Dick, muito famoso por criar tramas psicológicas que bagunçava a cabeça de muita gente. Diferente da obra escrita, o diretor do filme, George Nolfi, preferiu americanizar a história, e ao invés de entrar nas maluquices de K. Dick, preferiu criar uma trama romântica do que apostar simplesmente na ficção cientifica. Existe muito açúcar e a busca pelo grande amor, ao invés de entrarmos nos dilemas a respeito de livre arbítrio e determinismo. Logo no inicio, acompanhamos o protagonista, um congressista americano chamado David Norris, conhecendo uma linda bailarina chamada Elise. David se apaixona pela garota, mas estranhamente, alguns homens de terno usando um chapéu preto sempre impedem os dois de ficarem juntos. É então que é revelado que essas pessoas são os agentes do destino, que dizem existir um propósito do protagonista apenas ter conhecido Elise, mas eles não podem ficar juntos. Buscando lutar contra o que já esta determinado, David coloca como objetivo ficar junto de Elise.

O roteiro nos leva a alguns questionamentos, nos levando a pensar sobre aquilo que vivemos já estar escrito. Os agentes do destino buscam mostrar que existem pessoas que são importantes para uma determinada parte da nossa vida, pois elas possuem uma função na nossa vida, e que não devem seguir conosco, tendo um propósito apenas para aquele momento. Isso me faz refletir a cerca de colegas de escola, que veremos apenas naqueles anos escolares e depois nunca mais. Ou então a respeito de um relacionamento onde começamos tão apaixonados e de repente termina. Esses tipos de pessoas e relacionamentos afetam profundamente nossa vida e caráter, nos levando a termos maturidade. Os agentes do destino buscam mostrar que Elise significaria apenas isso para David. Mas apaixonado,  o congressista quer muito mais, ele busca ficar com ela, na famosa maneira de Hollywood mostrar que o romance perfeito e o casal principal devem ficar juntos no final. Com muita ficção, passamos então a ver David e Elise fugindo dos agentes entrando em diversos portais que os levam a outros lugares e realidade, buscando assim fugir do destino, para que o amor entre eles possa vencer no final. "Os agentes do destino" pode parecer água com açúcar em alguns momentos, mas toda a mensagem filosófica por trás da trama é o que faz dele um ótimo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA