Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Princípios preciosos no livro "Pai rico, Pai pobre"

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Já falei em outro texto aqui no Blog sobre livros de auto ajuda, questionando se de fato existem algum tipo de aprendizado ou se eles agregam algo em nossa vida. Já li muitos livros deste estilo, cheios de teorias e passos para alcançar o sucesso ou algo parecido. Pois bem, nestes últimos meses eu li mais um, chamado "Pai rico e pai pobre", que nos fala sobre vida financeira. Apesar de tantos livros deste gênero serem contos de fada, ensinando coisas impossíveis de fazer, em "Pai rico e pai pobre" vejo uma história possível de se viver e aplicar em nossa vida. Neste livro nada é forçoso, não existe engano, mas sim princípios que podem nos ajudar em nossa relação com o dinheiro.


A obra traz um retrato sobre a vida do próprio autor, Robert Kyosaki, que conta que na sua juventude aprendeu muito sobre dinheiro, mas não com seu pai. Na verdade, o seu pai, que ele chama de pai pobre, era um homem muito bom, mas achava que a pessoa tinha que estudar, trabalhar e se aposentar. Acontece que ele acabou conhecendo o pai de um amigo, do qual ele chama de pai rico. Este pai rico ensinou através de princípios como Robert poderia lidar com dinheiro, fazer ele trabalhar para nós, de não sermos escravos dele. Vamos elencar alguns bons princípios desse livro:

1-) Corrida dos ratos

Sim, esse principio marca os leitores e abre nossos olhos sobre a maneira como vivemos a vida. O autor nos mostra que a vida pode ser uma corrida de ratos, onde trabalhamos, trabalhamos e trabalhamos, para chegar a um fim, para em seguida trabalharmos novamente. Precisamos sai deste ciclo de trabalhar, receber e gastar. Sim, o empreendedorismo é um caminho para isso.

2-) Entender o que é passivo e ativo

Quando entendemos isso, passamos a usar melhor nosso dinheiro, entendendo onde colocamos nossa grana. Muitos ganham um pouquinho a mais e já  querem sair comprando coisas caras e sem sentido. Passivo é tudo aquilo que o dinheiro tira de você, como financiamento, cartão de créditos. Ativo por outro lado, é tudo que traz dinheiro para seu bolso, como investimentos. Por isso a importância de não ter apenas uma única fonte de renda. Crie outras fontes e não gaste de forma errada.

3-) Não trabalhe por dinheiro

Como isso? Trabalhar de graça é o caminho? Não, nada disso. O principio nos ensina que não devemos tomar decisões baseadas em dinheiro, se não você se torna escravo dele. Tem pessoas que vivem de hora extra e abandonam coisas importantes por dinheiro. O verdadeiro caminho é fazer o dinheiro trabalhar para você. Já pensou em investimentos? Já pensou em empreender? Se educar financeiramente é uma maneira de girar o dinheiro a seu favor.

4-) Não acredite em crenças limitantes

Crenças são pensamentos que fortalecem seu pensamento e produzem uma atitude em nós. Algumas dessas crenças podem nos limitar, nos impedindo de prosperar e enriquecer. Você precisa anular pensamentos como "o dinheiro é a raiz de todo mal" ou "estude para ganhar um bom emprego". Você precisa alterar suas crenças, vindo a acreditar que você pode prosperar, que seu negócio pode vir a dar certo, que você não é escravo do seu salário. Mude suas crenças e ganhe uma vida melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA