Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os contos de Ted Chiang em "História de sua vida e outros contos"

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Conto é um estilo de escrita mais curta, que possui um desenvolvimento mais rápido e que geralmente termina com um impacto ou uma reflexão. Atualmente, um dos grandes contistas que existe no mundo da literatura é Ted Chiang, que escreve suas histórias dentro do gênero de ficção cientifica. A produção do escritor não é frenética, sendo que ele escreve por volta de um conto por ano, mas sempre trazendo uma ótima história, muito bem produzida. "História de sua vida e outros contos" é a primeira união de suas histórias em um livro, e nele encontramos o conto que inspirou o filme "A chegada", um grande sucesso do cinema. Mas dentro da obra existe outros contos muito bons.


A primeira novela do livro possui o nome de "A torre de Babilônia", retratando a história bíblica com um outro olhar. Ted descreve os trabalhadores da torre e como eles lidavam com tamanha obra. Vemos os construtores subindo cada vez mais alto com a expectativa de chegarem na morada do criador. Interessante é que eles se preocupam mais com um tijolo que se perde do que com um ser humano que cai do alto da construção. "Entenda" é um dos meus favoritos, onde Chiang descreve a vida de um homem que após alguns experimentos acabou ganhando uma inteligência mais alta, tendo consciência da própria mente. A vida dele se torna uma caçada quando descobre-se que possui mais um homem como ele, mas com motivações diferentes. Inicia-se assim uma perseguição de gato e rato. Me lembra muito Blade Runner com muito suspense. "Divisão por zero" é a mais chata do livro, envolvendo matemática acaba sendo a trama mais fraca de Ted.

Em "Histórias de sua vida" vemos a trama do famoso filme americano sobre alienígenas que chegam a Terra. A diferença é que eles chegam ao nosso planeta apenas para observação. A linguista Louise começa a tentar comunicação com eles e acaba ganhando percepção do futuro. É algo muito surreal e bem escrito, falando sobre livre arbítrio, sobre futuro, escolhas e percepção de tempo. A trama é muito reflexiva, onde o foco não são os aliens, mas o significado da linguagem deles. "Setenta e duas letras" é uma distopias que nos fala sobre expansão da espécie humana e controle de natalidade. Outro conto excelente é "O inferno é a ausência de Deus", falando sobre anjos e como suas aparições são um fenômeno divino. Neil procura encontrar um anjo para poder se encontrar com o criador e assim rever sua falecida esposa. Ted cria aqui um conto com suspense, envolvendo fatores sobrenaturais. "Gostando do que vê: um documentário" é uma utopia, mostrando um mundo onde pessoas usam uma ferramenta para ficarem bonitas e assim todas as pessoas usam isso para terem confiança e beleza. Nos lembra um pouco os filtros de Instagram tão famosos no dia de hoje. Ted Chiang se mostra neste obra ser um grande contista, conectando suspense e ficção cientifica de forma excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA