Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Por quê a Argentina não vence? Por quê Messi não desequilibra?

sexta-feira, 5 de julho de 2019

A seleção argentina não ganha um título desde 1993, quando venceu a Copa América. Naquele tempo a Argentina vinha de momentos de consagração, já sendo bi campeã mundial, finalista da última Copa e com jogadores excelentes como Batistuta, Redondo, Ortega e com Maradona no fim da turbulenta carreira. O futuro parecia brilhante, e ninguém esperava a falta de títulos, mas o que vemos é uma seca, com apenas duas gotas de vitória, através de duas medalhas de ouro olímpicas, uma com Tevez e outra com Messi. Falando no craque do Barcelona, o melhor jogador do mundo não consegue render na sua seleção aquilo que rende no Barcelona, fazendo sua vida na seleção ser um peso. Mas porque a Argentina não vence? Por quê Messi não repete suas atuações monstruosas como no seu Clube? Vamos discutir isso neste texto.


Sempre foi encantador ver os argentinos jogarem, com um toque de bola refinado e muita raça nas partidas eles sempre apresentaram um dos melhores estilos de jogo do mundo. Me lembro bem daquela equipe de 1998, com Batistuta, Verón, Ortega e muitos outros, que foram eliminados da Copa da França por pouco. Depois veio outra geração, também talentosa, com Riquelme sendo o maestro da equipe, mas nada de vitórias. Veio então Messi, um monstro, ou E.T, como é chamado. Acontece que o time não rende, Messi não desequilibra e a equipe não levanta troféus, apesar de dois vices na Copa América e um vice na Copa do mundo. Ainda é pouco para uma seleção como a Argentina, ainda é pouco para um time que tem Messi como seu camisa 10. Mas não podemos por a culpa apenas no craque, o problema da Argentina começa em quem dirige o futebol argentino. A AFA é uma bagunça, um jogo de interesses percorre sua direção, a ponto de não conseguirem contratar um técnico de ponta, já que ninguém quer trabalhar nessa bagunça. O presidente da AFA e sua equipe fazem da organização um palanque politico e pouco investe, ajuda ou se interessa pela seleção.

Dentro do campo as coisas também não funcionam, pois o time é desorganizado e sem um padrão de jogo. O tempo só piora as coisas, pois com a extensão do jejum a pressão por titulo aumenta e muitos jogadores não aguentam a pressão e a responsabilidade. Jogar com Messi para alguns também é difícil, pois não conseguem acompanhar o ritmo do camisa 10, como por exemplo Dybala e Di Maria, e assim Messi acaba sendo uma estrela solitária. Ele olha para o lado e não vê ninguém de qualidade, ninguém para dividir a responsabilidade. Messi chegou inclusive a desistir de jogar pela Argentina, pois não conseguia vencer e isso era prejudicial a ela. Após pedidos ele voltou e tem tentado liderar a equipe, mas ele não tem perfil de liderança e o time as vezes vai ficando sem aquela identidade de  força e raça que tinha antigamente. No último jogo contra o Brasil a Argentina mostrou seu melhor futebol em anos, o que pode ser uma ponta de esperança. Bons jogadores existem, como Dybala, Aguero e Icardi, mas agora é necessário um treinador que coloque ordem na casa, que organize o time e traga um padrão de jogo para a equipe. Isso pode levar tempo, e Messi corre o risco de nunca ser campeão com a seleção principal. O certo é que a limpeza precisa ser feita, começando pela AFA e em seguida arrumando as coisas que estão erradas dentro do campo. Acredito que com uma boa organização, o talento de Messi vai ser enfim a grande arma argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA