Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

P.A Entrevista #35 - André Rocha

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Gosta de Futebol? Gosta de ficar analisando partidas e discutir sobre esquemas táticos? Então essa entrevista será uma aula para você. A nossa entrevista é com o jornalista esportivo André Rocha, que possui uma Coluna no Site da Uol, onde escreve suas análises sobre as partidas, discute sistemas táticos e traz discussões interessantes relacionados ao mundo do Futebol. Tenho acompanhado os textos do André a dois anos e para mim tem sido uma aula sobre o esporte, onde através de suas escrita tenho aprendido muito e assim levado a pensar o jogo, não apenas assistir uma partida. Na entrevista ele nos fala sobre a área do Jornalismo, além de trazer dicas para uma boa análise de uma partida de Futebol.


1-) Como você entrou no mundo do Jornalismo? Por quê escolheu o Jornalismo esportivo?
Eu me formei com 38 anos em 2011. Entrei nessa porque meus textos na extinta rede social Orkut conseguiram uma repercussão entre jornalistas, como Mauro Beting e Lédio Carmona, então fui estimulado a trocar de oficio. Em 2006 virei colaborador do Beting em seu Blog no LanceNet e no segundo semestre de 2007 estava na Universidade cursando Jornalismo e com o meu próprio Blog. Na prática já trabalhava com futebol, então foi tudo muito natural.

2-) Quais características importantes deve ter um Jornalista envolvido com esporte?
Paixão, curiosidade, abertura para o novo e método para trabalhar.

3-) Por quê o espaço na área é tão pequeno? O que pode melhorar no Jornalismo?
Nunca houve tanto espaço, o grande dilema é como monetizá-lo. Mas ha iniciativas interessantes e creio que a profissão esta mudando para melhor. O gargalo no Brasil é a educação, o que passa muitas vezes pela imcompreensão da função do Jornalista e a dificuldade de interpretação de texto. Mas isto sempre existiu, as redes sociais apenas escancararam.

4-) Acho muito interessantes suas análises das partidas de Futebol. Sendo assim, qual o processo que você usa para para as análises? Qual o seu olhar sobre o jogo?
Estudo as equipes antes, observo os jogos acompanhando as estatísticas e os movimentos e oscilações em todos os aspectos, como físico, tático, técnico, mental e interferência da arbitragem. Anoto os pontos mais importantes e parto para a produção do texto analítico.

5-) Como você enxerga o futebol nacional hoje em dia? Estamos evoluindo ou decaindo?
Tudo evolui, porém no nosso caso menos do que poderia e deveria. Agora há também á régua mais alta das Ligas disputadas na Europa com transmissão dos principais jogos. Esse parâmetro era menos claro porque só víamos praticamente as partidas disputadas por aqui. Futebol internacional só esporadicamente em um cenário apenas com emissoras de TV aberta. A entressafra de talentos é natural. Nos anos oitenta o único brasileiro reconhecido como melhor do mundo em uma temporada foi Zico em 1983, eleito pela Revista World Soccer. Depois de 1994 a 2007 foram nada menos do que dois títulos mundiais, fora os na base, três finais de Copa, dois Mundiais de Clubes, seis Libertadores e oito prêmios individuais da FIFA, sendo três de Ronaldo, dois do Ronaldinho e um do Romário, Rivaldo e Kaka. Agora convivemos com a Era Messi/Cristiano Ronaldo e domínio absoluto do Futebol Europeu. Faz parte, não da para vencer sempre. Em termos coletivos sim, precisamos melhorar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA