Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A história do verdadeiro Oliver Tsubasa

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Você sabia que existiu um jogador japonês que veio do Japão e chegou a jogar no Brasil? E que assim como Tsubasa jogou no São Paulo? Pois é, a obra japonesa foi inspirada em muitas fontes, e uma delas é no jogador profissional Musashi Mizushima, que saiu do Japão para tentar ganhar a vida como um jogador no Brasil. Me lembro que quando criança queria saber se Tsubasa existia e fiquei muito feliz em saber que existiu um jogador do qual ele foi inspirado. Claro que Musashi não foi tão longe, não se tornou um craque no Brasil, não conquistou títulos com a seleção japonesa, mas a sua jornada é muito interessante e vale a pena conhecer, seja por conta do Tsubasa ou por vermos como a vida de jogador de futebol não é fácil.


Em 1975 o clube do São Paulo permitiu que o jovem jogador Musashi Mizushima viesse a treinar na base do clube ainda com apenas onze anos de idade. Sabe o mais interessante? Foi uma indicação do Pelé, que após uma viagem ao Japão trouxe o menino para o Brasil. Isso não nos lembra do Roberto indo buscar Tsubasa para jogar no Brasil no Anime? Nada foi a toa, pois como o Futebol no Japão ainda não era profissional, a criação do Manga Captain Tsubasa teve apoio do governo, onde o criador Yoichi Takahashi se inspirou na história de Musashi, que era uma esperança para o Japão de ter um grande jogador jogando no país do futebol. Musashi foi apelidado no Japão de "Asas de Icaro", por querer voar mais alto, enquanto no Manga o nome Tsubasa Oozora significa "Asas do céu". Em 1984 o garoto estava com vinte anos e era patrocinado pela Mizuno e Yashica, tirando do São Paulo qualquer responsabilidade com o salário do japonês. Musashi conseguiu se destacar nos juniores do clube e acabou até mesmo se naturalizando brasileiro, trazendo boas expectativas para a diretoria do time.

Enfim, em 1985 Musashi conseguiu entrar para o time profissional do São Paulo, mas o time era recheado de craques e o japonês não teve espaço para jogar, disputando apenas uma partida, um amistoso com o Bragantino. De saldo positivo Musashi estava no elenco que foi campeão Paulista de 1985. O japonês acabou não tendo mais chances no time do São Paulo, e acabou então nos anos seguintes jogando em outros clubes brasileiros, como o São Bento em 86, Portuguesa em 87 e Santos em 88. Infelizmente Musashi não chegou a se tornar um craque como se esperava e tão pouco foi convocado para a seleção do Japão. Ainda assim ele fez coisas boas no país, como ajudar a desenvolver uma chuteira da Mizuno e criar uma escolinha de Futebol para jovens da comunidade nipônica no Brasil. Em 1989 o jovem voltou para o Japão para jogar o campeonato nacional e ser um dos fundadores da J-League. Hoje em dia Musashi se tornou treinador e trabalha na seleção sub-19 do Camboja. Enquanto isso no Anime o craque Tsubasa chegou a jogar no São Paulo e fez gol de titulo, tudo por conta de seu roteirista, um grande fã do futebol brasileiro e que viu o São Paulo ser campeão mundial no Japão. Essa então é a história de Musashi Mizushima no Brasil, o verdadeiro Tsubasa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA